Filtre por:

Agenda

Mostra A dimensão do afeto

foto

O artista Fernando Araújo apresenta a mostra A dimensão do afeto no Espaço Cultural Citi, a partir de 23 de abril. Com curadoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, a exposição reúne em 24 obras duas facetas diversas do artista: suas criações pictóricas e gráficas. 

“Na pintura temos o gesto, a exuberância cromática, o percurso da emoção. E nela se exercita o trato imediato e intuitivo que a pintura pode proporcionar. Na parte gráfica, Fernando Araújo vivencia o gosto dos materiais, a textura do papel, a resistente dureza da matriz, o entintamento do rolo, as diversas provas de máquina em diferentes cores. E certo fascínio pelo Oriente e a sensualidade dos púrpuras e das dobras dos tecidos. Além de uma iconografia feita de signos e relevos”, diz o curador Jacob Klintowitz. Ele aponta, ainda, que “Fernando Araújo é essencialmente um pintor e a ação se passa no seu diálogo com a cor e na correspondência entre o gesto e a emoção.” 

A mostra traz um tecido bastante emocional, compondo um vínculo forte entre a obra e seu espectador. Isso se dá a partir da intenção do próprio artista. “Eu pinto por absoluta necessidade espiritual. É no ato expressivo que reconheço a minha alma e o mais profundo de mim mesmo. A cor, a experiência gráfica, o contato íntimo com os materiais são fundamentais, e é neles que encontro o veículo para expressar o meu sentimento. A arte para mim é um ato amoroso, um elo pelo qual eu me ligo à energia, ao universo, ao que tenho de melhor. Neste sentido, o de elo de ligação, posso dizer que pintar é um gesto afetivo”, diz Fernando Araújo. 

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.