Zilda Fraletti
Galeria de Artes
DOMÍCIO PEDROSO
Nasceu em Curitiba, Paraná. É diplomado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes. Mas seu encontro com a arte deu-se antes disso, ainda adolescente, quando passou a freqüentar o atelier de Guido Viaro, seu primeiro mestre.
Já expôs diversas vezes seus trabalhos em Salões Coletivos, nas principais cidades dos, tendo obtido inúmeras medalhas e premiações.
Em 1958 foi convidado a aperfeiçoar seus estudos na França tendo permanecido em Paris por três anos, onde além das pesquisas e estudos teóricos que efetuou, manteve proveitoso contato com mais expressivos grupos de vanguarda. Data daí o início de suas serigrafias, técnica em que foi um dos precursores em nosso.
Paralelamente à suas atividades artísticas, realizou diversas pesquisas sobre os meios de comunicação de massa, participando de equipes de realização de televisão e Cinema educativo e outros meios audiovisuais.
Obteve diploma com mérito (3º lugar), maior classificação obtida até aquela data por outro aluno estrangeiro, no CENTRE AUDIO-VISUEL DE SANT CLOUD”, diploma esse cuja validade internacional é homologada pela UNESCO.
Voltando ao Brasil, em 1982, foi um dos integrantes do movimento de renovação artística local, época em que sua atividade encontra-se bastante documentada em inúmeras publicações referentes a esse período.
Foi o criador do Salão de Exposições do Banco de Desenvolvimento do PR – BADEP e durante dez anos o curador da programação cultural ali desenvolvida (1973/83). Assessorou o planejamento de sistema análogo para o Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia, em Salvador (1982).
Zilda Fraletti
Galeria de Artes
DOMÍCIO PEDROSO