SCA - Viva a mudança
mobiliário contemporâneo
MUDANDO
A PERSPECTIVA
Modalidades praticadas no céu
garantem experiências únicas
ESPORTES
Pensou em praticar esporte? Que tal tentar aqueles que fazem a gente ver o mundo sob outra perspectiva? Balonismo, asa-delta, parapente ou, para os mais ousados, acrobacias aéreas. Sabe aquela lista "coisas que eu gostaria de fazer um dia"? Para muita gente, voar está nela – seja lá de que forma.
Diferentemente de outros esportes aéreos, como paraquedismo, sky dive, sky surf, no voo livre não se salta de um avião. Se voa, literalmente. E os praticantes ficam dependentes das condições meteorológicas da região.
O balonismo vem se tornando popular no Brasil. Torres, no Rio Grande do Sul, sedia o Festival Internacional e é considerada a capital do balonismo no país. A lógica das provas está baseada em tarefas e alvos.
Embora a ideia de andar em um balão colorido movido a ar quente exija coragem, o balonismo é o esporte aéreo mais seguro do mundo, segundo a Federação Aeronáutica Internacional. Isso começa no fato de que o balão usa tecnologia espacial aplicada à aeronáutica.
Em geral, o cesto tem espaço para até três adultos. As velocidades são de até 25km/h. Nos balões em formatos especiais, os ventos se limitam a 15km/h. É a manipulação da temperatura interna, com a ajuda de uma chama saída de um maçarico, que faz o balão se deslocar para cima ou para baixo. O trajeto horizontal depende do vento.
Voos sobre montanhas são considerados o segmento de aventura do balonismo. Outros esportes podem ser praticados a partir de um balão, como o pára-quedismo, a asa-delta e o parapente. Todos prometem a contemplação silenciosa do que fica aqui embaixo. Quem já experimentou garante que o relaxamento é único.
A asa-delta está no Brasil desde a década de 70, começando pelo Rio. O parapente chegou no final dos anos 80. Aproveitando as correntes de ar, podemos nos manter nas alturas por horas.
Para os mais radicais, nem que seja como espectadores, as acrobacias aéreas são esporte também. A Esquadrilha da Fumaça é a primeira lembrança, mas a modalidade tem ganho a atenção da mídia em função do megaespetáculo produzido pela marca de um energético. Há pouco chegou ao Brasil o Red Bull Air Race World Series. Nessa corrida aérea, os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos (os "air gates") no menor tempo possível. Três tipos diferentes de gates requerem uma maneira específica do cruzamento. Adrenalina pura, afinal, erros podem ser fatais, ainda que as provas ocorram sob rigorosos sistemas de segurança.
SCA - Viva a mudança
mobiliário contemporâneo
CURIOSIDADES
Balonismo
• O primeiro balão a ar quente a subir pelos ares no Brasil foi uma iniciativa do padre Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Não havia nenhum passageiro, a ideia era provar que algo mais pesado que o ar poderia planar;
• A prova de "Caça à raposa" não é competitiva. É usada em festivais e eventos como parte da festa, para promover o balonismo. Nela, um balão decola antes dos competidores e faz um percurso. Passado algum tempo, os outros balões partem e tentam seguir o mesmo itinerário, "caçando a raposa". Vence aquele que pousar mais próximo do local onde aterrissou o primeiro balão.
Acrobacia aérea
• O esporte tem origem no exército, onde pilotos militares desenvolvem maior habilidade como alternativa em combate;
• Criado em 2003, o Red Bul Air Race World Series chegou ao Brasil faz pouco. O aeródromo é montado, não por acaso, nos céus do Rio de Janeiro. Cidades com mar e cenários naturais exuberantes são preferidas.
Asa-delta
• A asa-delta é ideia de Francis Rogallo. A NASA se interessou por ela como um método de retornar de uma espaçonave à Terra;
• Da Pedra Bonita, no Rio, arremessa-se num abismo com mais de 700 metros de altura. São alguns segundos de queda livre até a asa-delta começar seu voo. A vista compensa a tensão inicial.
Parapente ou Paraglider
• O parapente teria origem entre os alpinistas franceses. Depois de passar horas e horas subindo até o cume de uma montanha, precisavam de algo mais prático para descer rapidamente;
• No Brasil, os primeiros campeonatos começaram em 1991.