São Paulo prepara licitação de mobiliário urbano
São Paulo prepara licitação de mobiliário urbano.
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab entregou na quinta-feira, 18, o projeto de licitação para a publicidade externa nos relógios e abrigos de pontos de ônibus da capital paulista.
A concorrência será a maior já feita pela atual administração. Estima-se que, com a escolha das empresas que terão a missão de administrar o mobiliário urbano, a prefeitura consiga um retorno de R$ 2,5 bilhões em um prazo de 20 anos (no caso dos abrigos de pontos de ônibus) e de 16 anos (no caso dos relógios).
Ao todo, a concorrência abrande a exposição publicitária em mil relógios de rua e 8.300 pontos de ônibus da cidade. Atualmente, 315 relógios de São Paulo estão desligados em razão do término do último contrato mantido pela prefeitura, expirado em 6 de fevereiro.
Agora, o projeto de licitação precisará ser aprovado pela Câmara dos Vereadores, que terá a missão de autorizar o Executivo a dar início ao processo de concorrência. O texto final do novo modelo de concessão de mobiliário urbano foi assinado por Kassab na quarta-feira 17.
Para os novos relógios de rua, a prefeitura irá cobrir uma quantia de R$ 50 mil por cada unidade adquirida pela empresa vencedora. Já no caso dos abrigos de pontos de ônibus, a prefeitura estipula que a empresa que vencer a licitação invista um montante de R$ 450 milhões iniciais para a compra dos equipamentos e da estrutura. Caberá a essa empresa, também, a substituição e os reparos dos pontos de ônibus que, eventualmente, forem danificados ou degradados.
De acordo com cálculos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), os novos relógios e abrigos da cidade ainda devem demorar um tempo para funcionar nas ruas de São Paulo. Estima-se que o novo mobiliário urbano só esteja nas ruas no último trimestre de 2010.
Fonte: M&M