As vantagens da Gestão Integrada
As empresas vencedoras se diferenciam por sua capacidade de tomar boas decisões e colocá-las em prática de forma eficaz e com rapidez.
O segredo, porém não está na estrutura, mas na existência de um sistema organizacional integrado, que movimenta toda a organização a qualquer movimento executado por uma de suas partes.
Em um mundo em que velocidade e capacidade de adaptação podem erguer ou derrubar um negócio, a forma como uma empresa está organizada é cada vez mais crucial para o sucesso de longo prazo.
Tomar boas decisões significa ser claro a respeito de quais decisões realmente fazem a diferença, além de investir sua energia no desenvolvimento de um sistema integrado que dê apoio a uma estrutura organizacional voltada para as decisões.
Equipes de alto desempenho reforçam as prioridades e os valores da companhia por meio de uma liderança distribuída, em que os líderes, em todos os níveis hierárquicos, transmitem a mesma mensagem sobre o rumo do negócio e desenvolvem os planos de ação de forma totalmente alinhada.
O sistema decisório passa pela percepção de uma liderança coesa e pela transmissão de uma visão contundente e clara das prioridades, em que a estrutura está sintonizada com as fontes de valor e tem uma definição objetiva das suas responsabilidades.
Pessoas talentosas nos cargos certos permitem execução superior das atividades com custos finais mais competitivos. A paixão pelo negócio estimula pessoas a dar o melhor de si, ao mesmo tempo em que cria um ambiente mais satisfatório e inspira lealdade, gerando o compromisso de um esforço maior e de fazer aquilo que é certo.
O aculturamento a essa abordagem holística integrando as capacidades de todo o sistema organizacional não é tarefa fácil de se conseguir, mas tem a vantagem de, após implantado, não ser facilmente copiado pela concorrência.
Vale à pena tentar. Os resultados compensam.
por Marcos Sardas, sócio diretor da GS&MD