Filtre por:

Notícias

Norman Foster Projeta Hotel em Paraty, no RJ

Arquiteto elabora seu primeiro projeto no Brasil

Norman Foster

O arquiteto Norman Foster concedeu uma entrevista ao jornalista Gustavo Fioratti, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 20 de junho, em que o inglês revela que está elaborando seu primeiro projeto no Brasil, um hotel da rede Emiliano que será construído em Paraty, no RJ. Na entrevista realizada por e-mail, o vencedor do prêmio Pritzker também falou sobre Niemeyer e sobre revitalização de áreas degradas.

Sobre o hotel em Paraty, lorde Foster diz: “É o nosso primeiro projeto no Brasil. O desenho ainda está sendo desenvolvido, mas é um resort sustentável, projetado para se relacionar com a paisagem natural e tirar vantagem da vista que contempla o lugar”.

Segundo o arq inglês, Oscar Niemeyer “é um fenômeno” que exerce grande influência sobre seu trabalho. “Ele foi uma inspiração para mim quando eu ainda era estudante. E ele ainda é. A energia e a criatividade dele são infinitas, sua arquitetura é espantosamente escultórica e sensível”, afirma.

Sobre o projeto do escritório suíço Herzog & de Meuron para um teatro orçado em R$ 600 milhões a ser construído na região da Nova Luz, em São Paulo, Foster opina que investir na regeneração de áreas centrais é importante para melhorar as condições da comunidade. “Projetos como esse atraem moradores para a região, evitam que os limites das cidades expandam ainda mais, sem controle”, acredita. Ele cita projetos de sua autoria como o Carré d'Art na cidade de Nîmes, na França, e o sistema de metrô de Bilbao, na Espanha, que servem como exemplos bem-sucedidos de intervenção na revitalização de áreas degradadas.

Leia a entrevista completa (exclusiva para assinantes) em www1.folha.uol.com.br

Mais informações sobre Norman Foster acesso o site www.fosterandpartners.com