Filtre por:

Notícias

Vencedores Prêmio Campinas Decor 2010

Premiação foi realizada no dia 13 de julho, na Hípica, com a presença de 200 convidados

 Os ambientes Restaurante, Estúdio Eco Decor e Jardim do Restaurante são os grandes vencedores do Prêmio Campinas Decor 2010. Em sua segunda edição, a premiação reconheceu o trabalho realizado pelos arquitetos, decoradores e paisagistas na Campinas Decor 2010, que aconteceu de 30 de abril a 13 de junho no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Concorreram ao prêmio os 68 ambientes internos e externos que compuseram a mostra, preparados por 106 dos mais renomados profissionais das cidades de Campinas, Americana, Engenheiro Coelho, Jundiaí. Mogi Mirim, Paulínia, Salto, Sumaré e Valinhos. Foram premiados o primeiro e o segundo lugar na categoria Arquitetura, Decoração e Design de Interiores e o primeiro lugar na categoria Paisagismo.

O Restaurante, assinado pelas arquitetas Maira Del Nero e Juliana Boer, ficou com o primeiro lugar na categoria Arquitetura, Decoração e Design de Interiores. O segundo lugar na mesma categoria foi para o Estúdio Eco Decor, do arquiteto Fernando Consoni, que estreou na premiação. O ambiente Jardim do Restaurante, assinado pela arquiteta e paisagista Maria Delmanto e pelo engenheiro agrônomo e paisagista Renato Páteo, foi o vencedor na categoria Paisagismo.

Ambientes premiados:

RestauranteO projeto das arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero uniu sustentabilidade e preservação do patrimônio histórico em uma área de aproximadamente 220 m², dentro de uma estufa tombada pelo Patrimônio Histórico. O objetivo do projeto foi integrar a arquitetura sustentável e seus materiais com uma linguagem contemporânea.

Estúdio Eco Decor - O arquiteto Fernando Consoni usou o conceito de loft para projetar o espaço de 40 m². As palavras de ordem do projeto são consumo consciente e sustentabilidade. O projeto prevê um bom aproveitamento da luminosidade natural e todos os materiais usados não agridem a natureza e são provenientes de empresas com posturas ambientalmente corretas. Um bom exemplo disso é a alvenaria, feita com tijolo de solocimento. Sobre a cobertura foi projetado um telhado verde, com plantação de gramíneas, que absorvem maior quantidade de gás carbônico. Consoni projetou para o ambiente uma ventilação cruzada, utilizando grandes aberturas que neutralizam a necessidade do uso de ar condicionado.

Jardim do Restaurante - O engenheiro agrônomo e paisagista Renato Páteo e a arquiteta e também paisagista Maria Delmanto elaboraram um projeto paisagístico que integrou e evidenciou o ambiente do restaurante, conservando os elementos originais do espaço, como por exemplo, carrinhos de experimentos agrícolas que foram transformados em bancos deslizantes sobre trilhos que permitem variação no layout do ambiente. A iluminação com leds (baixo consumo de energia) foi projetada em conjunto com todo o prédio do restaurante e permitiu uma unidade entre os dois espaços.