Filtre por:

Notícias

O Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza

Dirigida por Paolo Baratta, La Biennale promove, de 29 de agosto a 21 de novembro, 12ª Mostra Internacional de Arquitetura.

Este ano, a exposição oficial da mostra reúne projetos em torno do tema “People meet in Architecture”, ou “as pessoas se encontram na arquitetura”. Os espaços do Palácio de Exposições da Bienal, mais conhecidos apenas como “Giardini”, e do Arsenale, entre outras regiões da cidade, vão receber projetos de 48 participantes entre arquitetos, engenheiros e artistas de todo o mundo.

A representação brasileira na 12ª Bienal celebra a cidade de Brasília, que comemora 50 anos. Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, e curador da Mostra selecionou um grupo de profissionais que mantem vínculos expressivos com as ideias propostas na capital.

Na mostra estão projetos de Mario Biselli e Artur Katchborian, escritório paulistano que, desde 1987, projeta com a leveza e o ângulo reto modernista enquanto persegue a industrialização de sistemas construtivos; Gustavo Penna, arquiteto mineiro, diretor da GPA&A, que revela em suas obras a crença de que a arquitetura é indispensável para a formação da identidade do país; Angelo Bucci, do escritório paulistano SPBR, cuja produção investiga o desenvolvimento dos preceitos modernista e mostra intenso engajamento político; a dupla Daniel Corsi e Dani Hirano, que estabelece o diálogo com a grande paisagem, e, por fim, Marcos Boldarini, que atua na questão da habitação popular e seu espaço urbano e coletivo.

Em comum à obra destes arquitetos estão os traços de origem brasileira e o desdobramento da herança do mestre Oscar Niemeyer. O arquiteto receberá homenagem especial nesta edição da Bienal de Veneza, com uma exposição de todas suas obras em Brasília (como a Praça dos Três Poderes, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana, o Teatro Nacional), o prédio da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ).

Fonte: Uol