Filtre por:

Notícias

Casa das Araucárias

O projeto do arquiteto Marcos Bertoldi apresenta 30 cômodos distribuídos em 737m2.

Este projeto inusitado localizado em Curitiba, Paraná, possui aproximadamente 30 cômodos distribuídos em 737 metros quadrados e para compor todos estes ambientes, o profissional, dono de um estilo marcante que equilibra natureza e arquitetura, apostou na elegância das obras de artes.

A área de 1426 m² apresentava uma declividade de 3,5 metros da rua de acesso até fundos do lote que faz divisa com o parque de mata nativa, composto por muitas araucárias. A ideia foi explorar a declividade criando 2 meios níveis abaixo do nível da rua.

A casa conta com área independente para hóspedes, e ambientes integrados - visual e verticalmente, através de mezaninos, que contribui para um bom funcionamento inclusive em dias festivos, com área para hóspedes, sala do dono da casa com forno de pizza, adega e fumoir, home-cinema com mesa com o piso rebaixado para jantares orientais e espaço para crianças.

Na fachada posterior lajes e terraços em concreto armado se projetam em direção ao parque, onde foram instaladas janelas de canto para a sala principal e o quarto do casal.

As salas distribuem-se em meios-níveis fazendo a adaptação do volume externo ao terreno e à legislação do condomínio. Os projetos de interiores e luminotécnico evidenciam a arquitetura proposta através do uso de mobiliário modernista e peças projetadas para o local.

Com o aproveitamento da declividade natural do terreno, criou-se uma espécie de grande vitrine para o bosque nos fundos da casa. A passarela de acesso também pode ser considerada um dos diferencias deste projeto. Ela propõe um caminhar elevado do solo, que num determinado momento é rebaixado em um pé-direito, para criar um espelho d'água lateral ao home-cinema.

Internamente

No hall principal, o destaque é uma tela de Paolo Ridolfi e uma poltrona La Chaise, Charles e Ray Eames, da Artesian. No hall dos quartos, a estrela é a tela de José Antonio de Lima. O home-cinema tem obras de arte de Felipe Michelena.

A sala de estar principal ganhou uma Day Bed Couch Barcelona Ludwig Mies Van Der Rohe, da Artesian e uma tela de Paolo Ridolfi. A sala de jantar tem uma mesa Lua Marcos Bertoldi com cadeiras LCW Charles e Ray Eames. A tela é de José Antonio de Lima.

O quarto do casal tem projeto de marcenaria patinada em cinza, um projeto do Móveis França e o banheiro do casal tem dois ambientes revestidos em limestone cinza (pisos, bancadas e banheira). Tudo é da NPK Mármores e aparece separado por um painel em mosaico de vidro incolor da Vidrotil.

Fornecedores:

Chácara Flor da Suíssa
Artesian

Paolo Ridolfi

Perfacto

Tecer
NPK Mármores
Vidrotil
Móveis França
Interpam
Punto e Filo
La Lampe