Filtre por:

Notícias

Exposição no MoMA

A arquitetura contemporânea como um poderoso meio para melhorar as condições sociais

Small Scale, Big Change  - Pequena Escala, Grande Mudança é a exposição que abriu no dia 03 de outubro e permanece no MoMA, em Nova York até o dia 03 de janeiro de 2011. Concentrando-se em um grupo de arquitetos que tem como desafio enfrentar a desigualdade social usando as ferramentas de desenho, de pequena escala, Small Scale. Big Change mostra como esses profissionais podem contribuir com as diferentes classes sociais, econômicas e políticas, para um desenvolvimento positivo das intervenções arquitetônicas.

A Mostra, organizada por Andres Lepik, Curador, e Weller Margot, assistente curatorial do Departamento de Arquitetura e Design, reúne 11 projetos construídos ou em construção em nove países e oferece soluções arquitetônicas de acordo com as condições locais.

Entre os projetos estão escolas, centros comunitários, habitação e intervenções de infra-estrutura, sinal de uma mudança no diálogo entre a arquitetura antiga e seus arredores, onde as funções do arquiteto, métodos e responsabilidades são dramaticamente reconsiderada.

Destaque para o estudo urbano da região de Manguinhos, na Rio de Janeiro realizado por Jorge Mario Jáuregui um pioneiro na urbanização de favelas. O resultado deste projeto foi a elevação de uma linha ferroviário adjacente à avenida principal do bairro para a criação de um parque público.

Ao erguer a ferrovia, a proposta é remover um obstáculo que separava – ainda que psicologicamente – Manguinhos do restante da cidade, além de criar um espaço público de lazer com percursos para caminhadas, ciclovia, quadras esportivas. O projeto está em execução.

A abordagem prática das obras, sua execução facilitada pelo emprego de sistemas e materiais locais e o respeito às características culturais das comunidades são comuns aos 11 trabalhos da mostra do MoMA. 

Mostra: "Small Scale, Big Change: New Architectures of Social Engagement" - “Pequena Escala, Grande Mudança: As Novas Arquiteturas do Engajamento Social”
Data:
03/10/2010 a 03/01/2011
Local:
Museum of Modern Art - MoMA
Enderço:
11 West 53 Street - Nova York - EUA