Sensorial Office
Projeto da Andrade Azevedo Arquitetura para Casa Office 2010
A Andrade Azevedo Arquitetura Corporativa apresentou na Casa Office 2010 o Sensorial Office, um ambiente de 108 m² que convida os visitantes a refletirem sobre os conceitos da chamada “economia criativa”, novo modelo de empresa do século 21
Ao trabalharem em processos cada vez mais complexos e que demandam agilidade, os executivos e colaboradores sabem que, para adquirirem um diferencial competitivo, necessitam de recursos tecnológicos de ponta e de ambientes que lhes dêem os estímulos necessários para a realização de suas atividades.
O Sensorial Office mostra que a economia advinda desta experiência, da inter-relação pessoa – ambiente, demonstra que o poder do comportamento pode ditar tanto as necessidades quanto os desejos e expectativas das pessoas na sociedade. Segundo a arquiteta Claudia Andrade, “hoje essa é a chave para a prosperidade no mundo dos negócios”. E conclui: “O ambiente de trabalho passa a ser um meio poderoso para que a corporação possa reforçar e comunicar novos valores interna e externamente, estabelecendo a conectividade entre negócios, pessoas e mercado”.
O bem-estar produtivo
Na construção do Sensorial Office foram utilizados materiais que proporcionam experiências sensoriais através da transformação do espaço físico em espaço visual, olfativo, auditivo, tátil ou térmico e cinestésico, com o uso de objetos especiais como puffs, mobiliário, janelas virtuais e acabamentos diferenciados, além de outros objetos tecnológicos, como controladores de iluminação (neste caso privilegiou-se o uso do LED – diodo emissor de luz, uma fonte de baixo consumo de energia), de projeção de imagens, de sons e de aromas. Cada um dos sentidos é estimulado na concepção do ambiente.