Filtre por:

Notícias

Projeto Sede da Otan

Projeto do Escritório SOM

Com projeto do escritório SOM, sede da Otan começa a ser construída em Bruxelas

Começou a ser construída em Bruxelas a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), de acordo com projeto elaborado pelo escritório norte-americano Skidmore, Owings e Merrill (SOM) em 2003.

Com custo previsto em 460 milhões de euros, o edifício substituirá os escritórios temporários que a entidade utiliza desde 1967 na cidade belga.

De acordo com os arquitetos do SOM, "como dedos entrelaçados em um fecho simbólico de unidade e interdependência mútua, o projeto para a sede mundial da Otan representa sua nova missão, que antes era de oposição e prevenção, e agora é de unificação e integração.

O projeto é baseado na transparência, dessa forma tanto as fachadas externas como muitas das divisões internas são compostas de materiais como vidro.

Além disso, para sinalizar o compromisso com o meio ambiente que a Otan manifesta, o desenho inclui telhados verdes sobre todas as construções, coleta e reuso de água da chuva e aquecimento solar.

Para estimular a convivência entre os funcionários de diferentes nacionalidades, a edificação contará com uma série de espaços de integração, como restaurantes, centros de compra, áreas de leitura, galerias de arte e até academia esportiva.

A maior parte dos espaços de trabalho, porém, terá divisórias móveis, a fim de facilitar futuras alterações.

A construção deve terminar no ano de 2015.

Veja o site do escritório norte-americano: www.som.com

Fonte: ARcoweb