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Artigo: Profissionalização X Consultoria

Artigo: Profissionalização X Consultoria
por Roberto Morsa

Com as transformações que o mercado vem enfrentando, a competitividade cresce e as margens diminuem a cada dia. Essa mudança é mais latente, nas empresas que atuam no segmento de serviços, principalmente os profissionais liberais e independentes. Há algum tempo e com mais constância nos dias atuais, profissionais que atuam em médias e grandes empresas, desligam-se para montar seu próprio negócio. Observamos êxodo principalmente no segmento jurídico, agências de publicidade, comunicação e arquitetura.

As empresas que se formaram a partir desse êxodo, na grande maioria, iniciam suas atividades com uma estrutura pequena, enxuta e com sócios atuando não só na operação (atividade principal da empresa), mas como também na gestão e gerenciamento da empresa, ou seja, nas áreas administrativa, financeira e pessoal. Obviamente, como qualquer negócio, alguns não decolam e ficam pelo caminho, outros permanecem pequenos e existem ainda aqueles que crescem. Neste contexto observamos um novo cenário, em que a competição agora passar a ser não só com os grandes, mas principalmente com todas essas pequenas e médias empresas que foram criadas nos últimos anos. Uma competição altamente predatória, pois a qualificação técnica e capacidade são critérios indiscutíveis para escolha de qualquer empresa e, muitas vezes, faz com que algumas pratiquem preços cada vez menores para poderem sobreviver.

Com isso formam-se três grandes grupos: o primeiro é formado principalmente por empresas que permanecem pequenas e tem como principal meta e objetivo a sobrevivência; o segundo é formado por empresas que cresceram sem uma estrutura adequada e precisam se adequar para continuar crescendo; já o terceiro são empresas que se estruturaram para crescer e agora precisam cuidar para que não haja uma dissolução e/ou êxodo dos talentos de sua equipe.  A contratação de uma consultoria torna-se uma ótima saída ou solução de curto prazo e de melhor custo benefício para todos os grupos.

A consultoria possui conhecimentos específicos das áreas em que atua, informações atualizadas, visão sistêmica, facilidade de encontrar soluções e criar um ambiente de interação com as pessoas. Além disso, a visão de um consultor, por ser externa e imparcial, trará pontos que o dia a dia escondem. Para identificar a necessidade de cada empresa ou negócio, a consultoria inicia seus serviços realizando um diagnóstico organizacional. Esse diagnóstico nada mais é que uma avaliação dos processos e procedimentos existentes, qualificação da equipe e entendimento das necessidades específicas de gestão na visão dos sócios da empresa. Este diagnóstico visa ainda identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria, que são encontrados com frequência nas empresas. Alguns exemplos podem ser ressaltados como:

1. Sócios são responsáveis pela administração e gerenciamento do negócio, sobrecarregando-se em várias funções;

2. contam com alguém de confiança que muitas vezes não estão preparadas tecnicamente para assumir determinadas funções;

3. possuem familiares administrando e gerenciando áreas estratégicas do negócio, que, igualmente, muitas vezes não possuem preparo técnico para a função;

4. não tem um organograma e hierarquia definida;

5 os colaboradores não têm funções e responsabilidades claras e definidas;

6  não tem um fluxo de trabalho claro para todos os integrantes da empresa (processos operacionais);

7 os sócios interferem em áreas e assuntos nos quais não tem conhecimento;

8 os sócios não conseguem delegar as responsabilidades;

9. não possuem um plano de carreira e avaliação de desempenho.

As pequenas e médias empresas, principalmente as atuantes no segmento de serviços (profissionais liberais e independentes), estão cada vez mais percebendo a necessidade de “profissionalizar” o negócio e focar todos os esforços dos sócios, no core business da empresa, ou seja, fazer muito bem o que sabem fazer. Profissionalizar a empresa é conhecer e ter o controle de todas as áreas e processos dentro da organização. Através desse controle é possível analisar o crescimento do negócio e estabelecer um plano para o futuro.

* Roberto Morsa, economista e sócio-diretor da consultoria especializada em pequenas e médias empresas TOP PRIME (www.topprime.com.br)