Empreendedores Criativos
Estão abertas as inscrições para o programa Empreendedores Criativos, que reúne reality show colaborativo, rede de economia criativa e desenvolvimento de negócios inovadores, com objetivo de reconhecer, valorizar e qualificar agentes que desejam ativar e aprimorar seus empreendimentos. Realizado em parceria com o Santander, o programa orienta os empreendedores sobre o caminho para realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e uso das próprias competência, utilizando conceitos e ferramentas avançadas de gestão colaborativa e atuação em rede.
Os interessados deverão se inscrever no site www.empreendedorescriativos.com.br até 6 de setembro e responder um questionário sobre o empreendimento a ser desenvolvido. Para ser considerado um empreendedor criativo é preciso ter criatividade no cerne do negócio e disposição para compartilhar suas ideias, experiências e conhecimentos. Em 3 de outubro, serão divulgados no site os sete empreendedores que participarão do programa de formação intensivo, promovido pelo Cemec (Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura). A iniciativa ativa e acelera os empreendimentos, preparando-os melhor para os desafios de mercado. Por isso, além da criatividade no foco do negócio e no modo de atuar, será avaliada a capacidade de articulação dos candidatos em rede.
Empreendedores Criativos é um projeto idealizado e coordenado pelo consultor Leonardo Brant, especializado no desenvolvimento de negócios culturais sustentáveis e conta com a participação de diversos especialistas. Para ele, “o empreendedor enfrenta o desafio de estabelecer diálogo com as outras instâncias da sociedade, a fim de conquistar legitimidade e construir seu percurso de sucesso e credibilidade. Portanto, o programa municiará o participante com conhecimentos e tecnologias que potencializarão o negócio e minimizarão seus riscos”.
Já o Santander fomenta o tema Economia Criativa desde 2009, quando realizou o seminário Cidade Criativa, coordenado por Ana Carla Fonseca Reis. Segundo Fernando Martins, vice-presidente executivo de Marca, Marketing, Comunicação e Interatividade do banco, “a iniciativa estimula o desenvolvimento de negócios com criatividade e valoriza a criatividade como negócio, gerando renda para milhões de pessoas através de um setor da economia (criativa) onde o Brasil poderá nadar de braçada e ser um exemplo em nossa sociedade global”.
Formação terá 4 módulos
De outubro a dezembro de 2011, cada módulo tem um tema e prevê participação de especialistas associados ao Cemec:
22 e 23 de outubro
Módulo 1 – Base conceitual e estratégica
Leonardo Brant – empreendedorismo criativo
Ana Carla Fonseca Reis – economia criativa
Reinaldo Pamponet – sociedade em rede
05 de 06 novembro
Módulo 2 – Comunicação: posicionamento, articulação e redes
Paula Nader – gestão de marca
Ricardo Giasseti – convergência
Luiz Algarra – redes sociais
19 e 20 de novembro
Módulo 3 – Planejamento e gestão de negócios
Rômulo Avelar – gestão cultural
André Martinez – processo, efeito, resultado
José Maurício Fittipaldi – modelagem de negócios
03 e 04 de dezembro
Módulo 4 – Sustentabilidade: Financiamento com sentido
Piatã Stoklos Kignel – fontes de financiamento
Fábio Cesnik – cases de sucesso
Leonardo Brant - negócios culturais sustentáveis