Filtre por:

Notícias

Hugo França

O designer brasileiro Hugo França realiza a sua segunda exibição individual na galeria R 20th Century, em Nova Iorque. A mostra contará com uma nova série de peças, intitulada Casulo.

A série Casulo é esculpida em troncos de grandes árvores de Pequi – árvore utilizada pelos índios pataxó em suas canoas, de uma espécie oleaginosa típica da Mata Atlântica baiana, cujas raízes centenárias sobrevivem às queimadas. Essa série oferece ao espectador um acesso único ao mundo de França onde, literalmente, escala-se a árvore. Ele procura por árvores sólidas que tenham caído ou morrido naturalmente, o que torna o seu processo de descoberta de matérias-primas significativo, e sua relação com a floresta a de um naturalista profundamente comprometido. Essa série transporta o espectador para a perspectiva de Hugo, trazendo-o para dentro dessas formas pesadas e naturais. 

Hugo esculpe o interior de cada Casulo, para criar um espaço orgânico de retiro e contemplação. A partir desta visão interna, pode-se focar nas texturas nunca antes vistas de dentro da árvore e na experiência das cores e sons, revelados pelo “gabinete” natural, criando uma conexão muito forte entre o eu e o mundo natural.

O designer vê a série Casulo como uma reafirmação do seu compromisso de fazer as pessoas mais conscientes da sustentabilidade no design, oferecendo a elas esta singular experiência. A interação tátil com estas obras cria um entendimento poderoso e duradouro de apreciação dos recursos naturais únicos e extraordinários do Brasil.

Além dos Casulos, a exposição contará com outras obras, incluindo prateleiras, bancos e mesas. Estes trabalhos mostram o refinamento das técnicas do artista e a diversidade de sua produção.

A exibição abre ao público no dia 6 de outubro e vai até 5 de novembro.  A galeria R 20th Century fica na 82 Franklin St, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 11hs até às 18hs e sábados do 12hs às 18hs.