Filtre por:

Notícias

Arquitetura e Urbanismo

A CBL – Câmara Brasileira do Livro julgou os trabalhos apresentados para concorrer ao 53º Prêmio Jabuti. A Editora Imprensa Oficial obteve três prêmios nas categorias: Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia e Informática e Artes.

Na categoria Arquitetura e Urbanismo a obra premiada é uma coedição da Imprensa Oficial e da Edusp: Dois Séculos de Projetos no Estado de São Paulo – Grandes Obras e Urbanização, de Nestor Goulart Reis e colaboração de Mônica Silveira Brito. Os três volumes que compõem o título contam a história da construção do Estado de São Paulo descrevendo o resultado do encadeamento de ações públicas e privadas ao longo do tempo e do trabalho de várias gerações.

Em seu trabalho, o autor relata uma visão panorâmica do curso evolutivo das cidades no século XIX; o papel da oligarquia paulista no início do século XX; e, mais que tudo, registra o permanente uso dos recursos públicos em benefício de uma minoria. O primeiro volume retrata o desenvolvimento de São Paulo no período de 1800 a 1889. O segundo volume, de 1889 a 1930, estabelece relações entre urbanização, desenvolvimento, projetos e obras de infraestrutura e serviços. Já o terceiro volume procura mostrar como, na segunda metade do século XX e na passagem para o XXI, a escala dos problemas e dos investimentos, sua extensão, a complexidade e a integração crescente das redes de infraestrutura e serviços passam a exigir maior capacidade de prever, projetar, executar, regular e coordenar.