Roberto Riscala
Roberto Riscala descobriu sua paixão pelo paisagismo por volta de 1986, enquanto cursava arquitetura na FaculdadeBelas Artes. Em 2010, para comemorar 25 anos de profissão, lançou o livro ‘Os Jardins de Roberto Riscala’. Atualmente,com mais de 26 anos de experiência, dedica a todos os seus trabalhos o mesmo grau de importância. Não importase é uma pequena varanda ou uma imensa fazenda. “Dedico-me imensamente a todos eles”, diz Riscala. Quantoao estilo do profissional, ele preza respeitar as necessidades de cada cliente. “Há aqueles que gostam de jardimclássico, outros que gostam de jardim tropical, assim por diante. Busco desenvolver as intenções de cada cliente,realizando trabalhos que surgem integrados à arquitetura, ao paisagismo e às boas soluções”, afirma o profissional.
Para uma área de 6 mil m², este jardim disposto em três níveis, ocupado por uma coleção de cores e formas vegetais, serve de laboratório ao paisagista desde 1999. Fonte inspiradora para os seus trabalhos, integra-se à área de lazer em estilo neoclássico, coberta com hera canadense. O ambiente conta com uma área gourmet, equipada com utensílios e eletrodomésticos que favorecem o preparo de qualquer tipo de culinária, da trivial à mais sofisticada. No piso são dispostos vasos de diversos estilos, com agaves, cycas, buxinhos e fênix. As espreguiçadeiras junto à piscina e a sala de estar ao ar livre convidam à contemplação. Na piscina de 54m², cerâmicas em azul e branco, com borda atérmica da Solarium Revestimento. Ponto de atração, o caramanchão, coberto por congéia (Congea tomentosa), abriga um orquidário com mais de 30 vasos, que serve como área de convivência.
A residência fica no patamar mais elevado do terreno. Duas esculturais Kayzucas (Juniperus chinensis) emolduram sua porta de entrada. No alto do talude, vasos com buxinhos topiados (buxus sempervirens) servem para delimitar o ambiente, evitando possíveis acidentes. “No jardim, onde também há um pomar, as mais variadas plantas: kayzucas, buxinhos, murtas, gardênias, azaléias, fórmios, moréias e diversas árvores que deixam o espaço sempre muito florido e criam boas áreas de sombra”, ressalta Roberto Riscala.
Projeto
Roberto Riscala
Rua Arminda, 110 São Paulo, SP
(11) 3044 4049
jardinatto@robertoriscala.com.br
Fornecedores
Armando Cerello, São Paulo, SP, (11) 3085 3400
Durite-Duriplast, São Paulo, SP, (11) 3781 6171
L’oeil, São Paulo, SP, (11) 3896 3211
Palimanan, São Paulo, SP, (11) 3064 0617
Solarium Revestimentos, São Paulo, SP, (11) 4043 3721
Fonte: Revista Kaza