Cult, em formas puras
O projeto original, idealizado em 2008, sofreu reformulaçõ s mais recentes, para se ajustar às necessidades dos proprietários, um casal jovem, sem filhos, que adora receber. Tudo, arquiteturae ambientação, em um total de 410 m² de área construída,foi concebido desde o início pelo arquiteto Rodrigo Fagá. Aqui ele fala do projeto “Com localização privilegiada, próximo à lagoa Manguaba e a balneários, a residência tem seus espaços sociais e áreas de convívio bastante valorizados pelo estilo contemporâneo e minimalista, pontuado por peças assinadas, de designers consagrados. Adotei formas puras, linhas retas e uma certa assimetria nos volumes da fachada”, conceitua Fagá, a respeito da identidade da construção.
Em conceito de loft, um grande vão, com pé-direito duplo, define o living, que integra com naturalidade áreas de estar e a sala de jantar. De um lado, um sem fim de luminosidade natural; de outro, a parede revestida em madeira, perfeita para “quebrar” o excesso de luz e branco. Na distribuição minimalista, o mobiliário combina peças contemporâneas, como de Sérgio Fahrer, Jacqueline Terpins, Silvio Romero e Jader Almeida, a outras clássicas, como poltronas e cadeiras Charles Eames e de Sergio Rodrigues. As luminárias, com 1,50 m de diâmetro, são da Bertolucci. Madeira e esquadrias, Italmar Madeiramentos.
Para Fagá, o fator determinante foi a situação ideal do terreno –no poente –, perfeita para atender ao pedido dos clientes, que queriam grandes áreas envidraçadas, com a intenção de “trazero mangue para dentro de casa”, como um elemento na ambientação.“Após estudos e cálculos geométricos, obtive volumes desiguais, capazes de proporcionar sombra, o que de fato possibilitou a utilização de grandes panos de vidro fixados comsistema spyder”, ressalta o arquiteto.
Resultado: uma “caixa branca” leve e integrada à paisagem externa, graças a amplas aberturas e superfícies de transparência. No casamento com o vidro, revestimentos em madeira ipê champagne garantiram a dose exata de regionalismo à fachada e aos interiores que, entre espaços bem definidos, revelam algumassoluções incomuns. Entre elas, portas camufladas, pintadas na cor da parede, para acesso a diferentes áreas de convívio, assegurando, especialmente na área íntima, maior privacidade.
Como solução de lazer e conforto, a piscina ganhou o apoio deum dos espaços mais bem-resolvidos (e frequentados) da casa:a integração de estar, varanda, sala de almoço e cozinha gourmet,tudo podendo funcionar aberto ou, no dia a dia, facilitando arotina da casa, fechado por portas largas, em folhas de madeirade 2 metros.
Projeto
Fagá Arquitetura + Design
Fornecedores
BDesign(82) 2126 9000
Crispim(82) 3325 7981
Espaço Due(82) 3338 3522
Italmar Madeiramenteos(82) 9970 7143
Lumina(82) 3327 7200
Portobello(82) 3325 5041
Saccaro(82) 3311 4242
SCA(82) 3235 1702VB
Artefacto(82) 3311 4242
Fonte: Revista KAZA