Filtre por:

Notícias

Sob o sol da Bahia

divulgação

Esta é uma casa ecológica. Mas não em um sentido tecnológico, não no sentido contemporâneo da palavra “sustentabilidade”, não tem novíssimos dispositivos que possibilitam a otimização do gasto de energia. Sua organização de planta e seu uso de materiais se aproximam de uma arquitetura tradicional.

divulgação

O projeto utiliza conhecimentos populares antigos e que foram reinventados e incorporados em toda história da arquitetura brasileira. A casa foi pensada para o lugar onde está, para o clima onde está, para a Bahia. E para isso nenhum software “verde” foi usado, nenhum equipamento e nenhum cálculo foi feito.

divulgação

Essas casas baianas têm telhas de barro, feitas de forma rústica com um material banal, e forro de madeira. As aberturas e vedações tem grandes painéis de muxarabis de madeira que deixam o vento passar e filtram a luz do sol. Os muxarabis foram trazidos ao Brasil pela arquitetura colonial portuguesa desde os primeiros séculos de ocupação do território americano, e tem origem na influência cultural árabe. Esses painéis de madeira proporcionam um grande conforto para o interior. A casa baiana tradicional utiliza o sentido nordeste do vento que vem do mar para estruturar sua planta e tem ventilação cruzada nos principais espaços da casa, tornando o interior sempre fresco e arejado.

divulgação

A residência utiliza todos esses elementos tradicionais das casas brasileiras. Essas adequações da casa portuguesa para o clima tropical foram sempre estudadas e aplicadas pelo modernismo no Brasil. O resultado nesse caso é uma casa muito agradável, onde o interior é um resguardo do clima quente e ensolarado do lugar.

divulgação

A planta estrutura-se inteiramente em torno de um pátio central, o que possibilitou a ventilação cruzada nos espaços e uma vista para dentro, para um jardim com grama que tem duas exuberantes mangueiras. A Casa da Bahia privilegia o conforto ambiental de seus moradores mas não se vale da “mais moderna tecnologia” para isso.


Ficha técnica:

  • Arquitetos: Studio MK27
  • Área construída: 690 m²
  • Área do terreno: 2165 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status: Construído
  • Materialidade: Madeira e Pedra
  • Estrutura: Concreto

fonte:achdaily