Filtre por:

Notícias

Chinês ganha Pritzker

foto

O arquiteto chinês Wang Shu, 48 anos, foi agraciado  com o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura, por uma obra artesanal, respeitosa com o meio ambiente e de grande profundidade filosófica na qual convivem de forma harmoniosa tradição e modernidade. O prêmio consiste em US$ 100 mil e uma medalha de bronze com uma inscrição latina em seu verso: "Firmitas, Utilitas, Venustas" (Firmeza, Utilidade e Beleza), o lema de Vitruvio, considerado um dos "pais" da arquitetura.

Defensor dos materiais artesanais e tradicionais, Wang cresceu em uma cidade que destruiu 90% de sua arquitetura tradicional em apenas 30 anos com o rápido desenvolvimento econômico, como ele lembrava há um mês em Paris, segundo o "Le Courrier de l''Architecte".

Com relação ao prêmio, Wang disse aos organizadores: "foi uma enorme surpresa, me sinto extremamente honrado de receber o Prêmio Pritzker. Isso me fez dar conta da quantidade de coisas que fiz na última década, e é uma prova de que o trabalho duro e a perseverança conduzem a resultados positivos".

 

Confira mais sobre o trabalho de Wang Shu

 

fonte: divulgação