Moderna em linhas retas
A construção desta casa levou três anos para ser finalizada. O terreno possui uma área de 3400 m2 estando grande parte situada em zona florestal protegida. A habitação possui 300m2 de área de implantação, e uma área bruta de construção de cerca de 290m2.
A implantação é desenhada na articulação entre a construção existente e o alinhamento de um novo arruamento proposto. O acesso à habitação é efetuado por este novo arruamento, que conduz através de rampa automóvel à garagem, ou através de um percurso pedonal à entrada da habitação. Em termos programáticos, e tendo em conta o contexto e as características da envolvente, foi nosso objetivo orientar os espaços comuns da habitação para nascente, visto que é o lado onde se encontram os pontos visualmente mais interessantes, assim com orientar os quartos a sul pela qualidade da exposição solar e pelas características de privacidade e relacionamento com o terreno.
A poente orienta-se a sala de trabalho e um dos quartos. Deste lado o terreno está à cota do piso superior, e estabelece-se desta forma uma ligação de continuidade entre interior exterior. Em termos globais, podemos considerar que no piso inferior se situam as zonas públicas e no piso superior as zonas privadas da habitação.
Devido à pendente acentuada do terreno, a habitação tem dois pisos no lado oriental e apenas um do lado ocidental. Assim, neste lado, uma parte considerável da estrutura da casa é enterrada. Esta seção da habitação é suportada por de uma parede estrutural de concreto, que permite a criação do espaço de garagem subterrâneo.
O espaço de entrada pedonal é igualmente enquadrado por dois muros de concreto, que fazem a transição entre o nível de entrada na propriedade e a cota do piso térreo. Sobre esta estrutura de betão é montada uma estrutura de aço leve, que é rematada por um sistema de isolamento para fachada. Os interiores são construídos principalmente com o uso de sistemas de revestimento a seco, madeira maciças e mdf lacado.
Perspectiva da planta
Ficha técnica:
- Ano: 2011
- Área construída: 300 m²
- Área do terreno: 3.300 m²
- Tipo de projeto: Residencial
- Status: Construído
- Materialidade: Vidro
- Estrutura: Concreto e Aço
- Localização: Cambeses, Barcelos, Portugal
- Implantação no terreno: Isolado
fonte: archdaily