Filtre por:

Notícias

Clássico revisitado

Na capital baiana, esse loft – planejado pelo arquiteto Sidney Quintela – reúne peças de arte, mobiliário clássico e uma pitada de modernidade no décor. As salas de estar e de jantar expõem peças de arte que vão de esculturas clássicas a telas de importantes artistas modernos e contemporâneos. Esse ecletismo trouxe leveza à ambientação, que conta com peças de antiguidade. Em primeiro plano, à direita, escultura em madeira policromada de anjo barroco, do século 17, Itamar Musse Antiquário.

Resgatar a memória familiar por meio de peças históricas herdadas de uma família tradicional foi a exigência feita pela proprietária desse loft de 178 metros quadrados, em Salvador, ao arquiteto Sidney Quintela. As peças ecléticas tornaram-se pontos-chave para o desenvolvimento do décor, que reuniu, de forma harmoniosa, esculturas sacras do século 17, pinturas do século 19, óleo sobre tela dos anos 1960 e modernas fotografias datadas de 2010. O tapete, o abajur Bizâncio e o busto feminino em mármore de Carrara, à direita, fazem parte do acervo da família. Iluminação, Omni Light. 

 “O desafio maior foi dialogar com tantas peças importantes, sem que uma ofuscasse a outra, e conseguir criar uma harmonia clássica, mesmo com peças tão ecléticas”, explica Sidney Quintela. Cenários luminotécnicos valorizam cada obra de arte. A luz natural proporciona bem-estar durante o dia, enquanto a iluminação planejada foi arquitetada a fim de criar uma atmosfera mais dramática ao escurecer. Por se tratar de um loft, os ambientes são integrados, com exceção do quarto e do banheiro, para manter a privacidade dos moradores. 

“Temos nesse projeto uma mistura de duas épocas, a clássica e a contemporânea, em que a distribuição de espaços se dá de forma atual, e a composição estética se aproxima do colonial. O resultado é uma sensação de conforto e cultura criados com a diversidade e o resgate de uma época em que as pessoas valorizavam a história de suas famílias e da sociedade como um todo”, conclui o arquiteto. No detalhe da sala de estar, tela de Vik Muniz, reproduzindo Pablo Picasso; bustos em mármore de Carrara de Dante Alighieri e Sócrates e anjo barroco do século 17 em madeira policromada. Papel de parede, Quatro Estações. Tecidos, Donatelli. 

No corredor  tela assinada pelo artista Carlos Araújo. As cadeiras Smoke têm design de Marcel Wanders para a Moooi. Na parede, a moldura barroca é de Itamar Musse Antiquário. No quarto, as molduras nas paredes e no teto, produzidas em MDF e pintadas de dourado, simulam antigos florões. Roupa de cama, Trousseau. As luminárias nos criados-mudos são do Armazém de Época. Ao lado, o banheiro tem pia da Deca, banheira vitoriana da Arte & Banho e espelho da década de 1950 do Armazém de Época.

Texto Rita Curci