Bosque vertical
Está em construção em Milão na Itália o primeiro bosque vertical do mundo. Ambas as torres, de 80 e 112 metros de altura terão uma capacidade de 480 árvores médias e grandes, 250 pequenas, 16.000 plantas e arbustos; o equivalente a um hectare de natureza. De nome Bosco Verticales de Boeri Studio o edifício possui alta densidade que experimenta com a integração da paisagem com a fachada arquitetônica.
As duas torres lidam com o conceito de recuperar a paisagem perdida pela cidade junto com melhorar a habitabilidade dos edifícios atuais. As plantas crescem na fachada, assim como o fazem em um ambiente natural. Elas atuam de maneira similar como ocorreria em uma ‘fachada inteligente’, filtram a poeira do ar, absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio ao exterior, enquanto dão sombra e um microclima que refresca os meses de verão.
Chamada de ‘recolonização’ urbana o projeto contém espécies biológicas, além de gerar maior biodiversidade, cria um ambiente seguro para animais que encontram nestas espécies refugio e alimento. Isto leva à cidade uma biodiversidade comum aosparques e jardins. Além disso, Bosco Verticales contribuiria à mitigação de gases tóxicos, purificando o ar.
A forma dos edifícios foi escolhida para ajudar a prevenir a expansão urbana, proporcionando aos residentes uma paisagem privada dentro de seus apartamentos e oferecendo as mesmas vantagens de viver em uma cidade. A proposta é o equivalente de 50.000 metros quadrados de bosque e casas de família em um entorno de expansão.
Arquitetos:Boeri Studio
Ano:2008
Tipo de projeto:Habitacional
Operação projetual: Construção
Status: Em Construção
Características Especiais:Sustentável
Materialidade:Tijolo e Vidro
Estrutura:Concreto
Localização:Milão, Itália
Etapa de Construção: 2008 – 2013