Filtre por:

Notícias

Estética sublime

Numa das esquinas mais privilegiadas de São Paulo – Avenida Paulista com a Rua Haddock Lobo –, fica o apartamento onde vive Fabio Cimino. Há três anos, o marchand fincou raízes nesse loft de concreto aparente, repaginado pelo arquiteto José Armênio.

O projeto onde antes funcionava a reserva de uma antiga galeria, com muito cuidado foi completamente transformadoa pós oito meses de reformas. O resultado? Quase nada restou da planta original, construída, na década de 1950, pelo arquiteto modernista Abelardo de Souza.

Do pontode vista estético, imergir em sua morada se mostra tarefa descomplicada, já que as referências estão escancaradas por toda parte. No layout assinado pela arquiteta e designerde interiores Cristina Bozian, o despojamento e a casualidade tomam conta de cada metro quadrado. O astral, as cores, os livros, e, claro, as obras de artes majoritariamente de viés contemporâneos, recheiam o loft, mas sem qualquer tipo de ostentação.

Tudo ali tira partido do estilo de Cimino. Na escalação dos mobiliários, conforto e plasticidadese destacam na seleção que tempeças de nomes consagrados como Lina Bo Bardi e Sergio Rodrigues. Na sala de jantar não poderia ser diferente com a lumináriade encher os olhos do mestre Tom Dixon.

Com arte percorrendo suas veias emsua coleção pessoal não faltam nomes poderosos como Marina Abramovik e Nelson Leirner, que integram o seu acervo. Mas se perguntar para ele qual é mais especial, sem dúvida ele dirá que um quadro de Mira Schendel – obra adquirida antes do nascimento de seu filho há exatos 24 anos.

Fotos: Alexandre Pirani

Produção: Celia Melo