Slow design
No dia 24 de agosto, às 11h, o arquiteto, especialista e pesquisador do consumo do design, Alvaro Guillermo, estará especialmente no BOOMSPDESIGN 2012 (D&D Shopping) para apresentar a palestra Slow Design.
Segundo Guillermo, “depois de um longo período regido pelo conceito capitalista de “tempo é dinheiro”, um movimento faz o caminho inverso e ganha cada vez mais adeptos. O chamado “Slow moviment”, que começou com slow food, que sugere a ingestão de alimentos melhores e com mais tempo de degustação, chegou ao design com a mesma proposta – reaproximar o Homem do conceito perdido de tempo e investir em qualidade de vida”.
O objetivo do slow design é, como todo o movimento, gerar bem-estar para indivíduos, sociedade e meio ambiente, integrando todos com um novo approach de tempo, conceito abstrato que ganhou ares de inimigo do Homem e artigo de luxo nas últimas décadas. O slow design considera o ser humano como o centro do objeto desde a escolha da matéria-prima até a utilização do objeto pronto. Nesse movimento, o objeto tem qualidades que permitem que seja percebido, impondo um ritmo mais lento do que o cotidiano.
Considerado como o próximo passo da sustentabilidade, o slow design reúne economia criativa, preocupação ambiental e emocional em um único conceito. São soluções criativas para que o Homem se sinta dono do seu tempo novamente, começando em casa e se estendendo aos ambientes externos.