Filtre por:

Notícias

Living Superior na Casa Cor

O designer Leo Di Caprio desenvolveu para a Casa Cor SP deste ano um Living inspirado no jardim de inverno do Palacio Ferreyra, em Córdoba (Argentina). O ambiente tem 160 m² não foi altamente alterado. “Mantive as paredes sem acabamento, os buracos de antigas instalações de uma cozinha, tudo aproveitado e inserido no contexto da decoração”, explica.

E mesmo diante deste cenário foi criada uma decoração sofisticada e confortável, que privilegia o design, assinado e icônico; a arte, com obras por todo o living; e a natureza, tornando-o acolhedor e orgânico, com árvores e plantas espalhadas por toda parte. Expõe-se, assim, um conceito de morar onde a premissa básica é uma ocupação aconchegante e sofisticada, com espaços projetados com criatividade, conteúdo e personalidade.

Foram utilizados, dentre outros, materiais sustentáveis, como tijolos ecológicos, cachepôs em lona de algodão impermeabilizada com resina ecológica; móveis assinados (sofá RPH de Fabio Novembre e cadeira Squeleto de Pedro Franco, ambos lançados no Salão do Móvel de Milão deste ano); móveis e uma lareira ecológica Largrill, desenhados exclusivamente para a mostra por Leo Di Caprio.

Leo projetou uma estante com chapas de aço. Esta estante lembra uma escada, simulando um “bate e volta” com as paredes e tetos, ou seja, cruza com ela mesma várias vezes.

Em frente da escada está o hall de entrada marcado por paredes forradas de cobre. É como se a cobertura de uma parede tivesse sido deslocada para o teto e a lateral, inclinando-se, envolvendo e “agarrando” plantas e árvores. Em seguida, há uma sala bar cercada de plantas e obras de arte.  Neste ambiente a estante/bar também desvirtua o conceito tradicional e “entra” na parede ao mesmo tempo em que “tomba” sobre o observador.  Mesmo assim tem suas garrafas e objetos de bar.

Os sofás foram criados por Leo Di Caprio com madeira certificada e estofamento com almofadas em silicone e tecido em cetim de seda, desenhado por Alessandro Mendini para “A Lot Of Brasil”. O tapete é iraniano, modelo Reloaded, em lã natural da Botteh Tapetes.

No ambiente principal do living, há uma parede com lareira, que tem a estrutura construída com tijolos ecológicos (Ecorama), uma lareira ecológica Largril, desenhada por Leo Di Caprio, com formas geométricas desconstruídas, saindo da forma tradicional retangular das lareiras.

Para este ambiente ele criou uma instalação com espelho e vidro, o que gerou na lareira um “efeito infinito” que entra na parede atrás dela.  Obras de arte de diversos artistas contemporâneos brasileiros decoram a parede. Há, ainda, duas cadeiras Squeleto, colocadas na parede junto às obras que substituí as clássicas cômodas colocadas em laterais de lareiras, como a Dulquerc.  Uma destas cadeiras foi espelhada no teto em neon, tornando-se obra ou luminária, ou um espelho da cadeira.

Leo especificou dois sofás RPH de Fabio Novembre (lançados no Salão do Móvel de Milão pela A Lot Of Brasil, fabricados por injeção e no Brasil), revestidos em couro, e um tapete tibetano de lã e seda da Botteh, com desenho geométrico. Sobre este tapete há uma mesa de centro Triangolazione, da italiana Skitsch, com desenho de Philippe Nigro, utilizada com várias bases de forma diferente e tampo com vidro Guardian. Tecidos da Wallpaper foram usados para confecção de almofadas e manta em lã italiana com barrado de seda bordado. Há também um tecido criado por Alessandro Mendini para a A Lot Of Brasil e lançado este ano no Salão do Móvel de Milão.

Os móveis desenhados para o ambiente por Leo Di Caprio simulam um amontoado de gavetas que se esmagam e esparramam, formando uma cômoda que atravessa uma coluna de concreto do prédio do Jockey Club. Sobre ela há espelhos Guardian e luminárias Allure Iluminação, com formas geométricas misturadas e emaranhadas, em alumínio e que utilizam LED como lâmpada, ambos desenhados por Leo para o ambiente.

O jardim de inverno foi inspirado no Palácio Ferreyra e projetado de maneira contemporânea. Leo Di Caprio desenhou cachepôs de lona impermeável, que ficam pendurados no teto por tiras de couro e se deslocam por meio de roldanas para regar as plantas ou simplesmente ficam suspensos.  É uma nova proposta de jardim vertical que ao mesmo tempo se desloca para as plantas serem regadas e possibilita sempre uma configuração diferente. Estes cachepôs são criados como bolsas, com acabamento sofisticado unindo moda e decoração.

As cadeiras deste ambiente são em metal e foram desenhadas por Stephano Sandoná, para a “A Lot Of Brasil” também fazem alusão ao tradicional jardim de inverno, com mesa de centro em tora natural.

As persianas Illuminé da Amorim Persianas e Cortinas cobrem as três janelas que fazem parte do ambiente e possibilita entrada de luz sem a necessidade de recolhimento.