Filtre por:

Notícias

DesignLine

Com um novo e revolucionário conceito, a DesignLine é um aparelho transparente, sem moldura, que alia estilo e tecnologia .

Um produto inédito, revolucionário e surpreendente. A Philips televisores lança neste mês de setembro no Brasil uma TV que já nasceu objeto de desejo. Na forma de uma “folha de vidro” ultrafina, a DesignLine é a materialização da ideia de televisão do futuro: um aparelho totalmente transparente quando está desligado e sem moldura – ou seja, tão sofisticado quanto high tech. Disponível no tamanho de tela de 55”, ela foi exibida pela primeira vez no Brasil em um ambiente projetado pela arquiteta Fernanda Marques na Mostra Black 2013 em São Paulo.

A peça pode ser pendurada ou encostada na parede – a exemplo de obras de arte como pinturas e fotografias. Desligada, passa a impressão de que é mais um objeto de luxo em um ambiente sofisticado. O aparelho tem tela LED e Smart TV. Também possui o recurso Ambilight, luzes laterais que projetam imagens e cores no ambiente.

Confira entrevista exclusiva sobre a novidade com o britânico Rod White, Chief Designer da TP Vision, empresa responsável pela venda e produção dos televisores Philips. Aos 47 anos, o profissional já recebeu mais de 20 prêmios internacionais em sua área de atuação.

 

A DesignLine é a televisão do futuro? Por quê?
Essa pergunta é interessante porque sabemos que as casas do futuro serão cada vez mais parecidas com as casas do passado – esse pensamento ecoa como um mantra dentro da Philips, direcionando os projetos. Explico: imagine uma casa na década de 50. Quase não havia tecnologia, então você entrava e não via recursos. Há cinco anos, por exemplo, as casas revelavam tudo o que havia de tecnológico dentro delas. Eram vários aparelhos, muitos fios. Hoje, com a DesignLine, há muita tecnologia, mas ela não é visualizada.

De que forma ela pode ser disposta no ambiente?
Seu uso é bem flexível. Você pode deixá-la no chão e apoiá-la na parede. Também consegue deixá-la no chão e encostá-la na parede, a zero grau. A terceira opção é pendurar, como se ela flutuasse no ar. Em todos os casos, há formas de acomodá-la ou prendê-la para que fique segura, à prova de crianças pequenas e animais de estimação, por exemplo.

Quais são as novidades tecnológicas que chegam com o produto?
A DesignLine possui a versão mais moderna de tela LED, a mais completa Smart TV e a tecnologia Ambilight, que é um recurso exclusivo da Philips. Quando a TV está ligada, luzes laterais expandem os limites do aparelho, e invadem o ambiente, proporcionando uma experiência nova de assistir televisão. Imagens e cores são projetadas de acordo com a cena que está sendo exibida. A impressão que dá é que a TV está flutuando no ar. É muito interessante. Podemos dizer que é a tecnologia trabalhando a favor do design.

Como foi o processo criativo?
Desde o início, a DesignLine foi pensada para ser usada principalmente em casa. Nos baseamos em uma pesquisa que diz que os consumidores não gostam da aparência de suas televisões – especialmente quando estão desligadas, que fica aquela caixa retangular sem sentido à mostra. Rapidamente desconsideramos o uso de produtos como o plástico brilhante ou o metal escovado. Preferimos o vidro, que é tradicionalmente o melhor material, inclusive para passar a ideia de transparência e flutuação.

Como o projeto se desenrolou ao longo dos anos?
Geralmente, da concepção à venda, o projeto de uma TV nova dura um ano e meio. Nesse caso, foram dois anos e meio. Nós tivemos que fazer muitas pesquisas de mercado, precisávamos saber se o projeto seria relevante, se o tamanho da tela era adequado, coisas assim.

Você vem ao Brasil para divulgar a DesignLine. Acompanha a cena de design no Brasil?
Conheço alguma coisa sim. Os Irmãos Campana são famosos na Europa. Admiro bastante o trabalho deles.