Gente

Ele é o cara

Coleção 2014 da Sollos Brasil consagra a parceria de 10 anos com um dos designers mais talentosos do país, o catarinense Jader Almeida

Por Allex Colontonio | Fotos Alexandre Pirani

Coleção 2014 da Sollos Brasil consagra a parceria de 10 anos

Há um gap (conceitual, estético e gestual) entre a produção do catarinense Jader Almeida e dos outros designers brasileiros de sua faixa etária, o que  coloca, tão discretamente quanto a sua postura low profile, em posição mais do que privilegiada na cena contemporânea. Diretor criativo da Sollos Brasil há dez anos, Jader consolidou seu traço excepcional dentro da própria indústria, direto e sem escalas, o que talvez tenha colaborado para uma maturidade técnica – e um êxito comercial – bastante precoces. Hoje, aos 33 anos, conta com um portfólio de mais de 150 produtos de alta performance de vendas, que se destacam tanto pela pluralidade das coleções quanto pela coerência do traço (mesmo na diversidade das formas, tudo – simplesmente tudo –, dialoga muito bem entre si).

Coleção 2014 da Sollos Brasil consagra a parceria de 10

A formação em arquitetura também colabora para o discurso bem amarrado de sua obra: Jader raciocina, ergonômica e plasticamente, a casa e as coisas da casa, de uma forma muito mais panorâmica, conduzindo seu rigor formal e cuidado artesanal com o mesmo esmero seja para um gancho de parede, para uma cadeira, para uma estante, um banco, um sofá ou uma luminária. “Cursei arquitetura para vislumbrar a possibilidade de projetar um objeto ou uma cidade. Penso que o princípio é o mesmo, o que muda é a escala, cada uma com a sua complexidade”, diz. Sem extravagâncias, mas com poesia e originalidade suficientes para um grande impacto visual as linhas revelam o estilo pé no chão do criador, que tem uma consciência bastante clara acerca daquilo que sai de seus croquis. “As coleções vão evoluindo naturalmente”, diz apontando para o novo acabamento flúor aveludado de um de seus hits, o banco Blade, ou para as neoversões de seus sofás superdimensionados e amparados por mesinhas de apoio com pose escultórica. A julgar pelo test drive realizado por KAZA na apresentação das novidades, há grande potencial para o designer amealhar outros prêmios com seus lançamentos, como os alemães If Product Award e Red Dot Product Design Award e o norte americano Good design Award, além dos muitos prêmios do Museu da Casa Brasileira que arrematou nos últimos anos.

Coleção 2014 da Sollos Brasil consagra a parceria de 10 anos

Entre as good news para a Sollos, Jader flerta, pela primeira vez, com o vidro, numa mesa de apoio composta por duas peças – uma base abaloada como um vaso e um tampo flat e numa série de luminárias que talvez iconizem o quão longe ele chegou, dada a qualidade arrebatadora dos produtos. Enfim, “um espetáculo de linhas sinuosas e proporções sofisticadas”, como escreveu Tony Chambers, diretor de redação da revista Wallpaper. Jader, definitivamente, está mais do que pronto para o mundo.

Coleção 2014 da Sollos Brasil consagra a parceria de 10 anos

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16