Reprovado
Reprovado
Da rua para a galeria: Sesper mostra seus novos caminhos em expo na LOGO
Por Leonardo Saldiva
Um artista de rua mudou seu locus de exposição para a galeria, e com isso trouxe toda a sua bagagem cultural. A história pode passar batida, mas Sesper (um dos nomes mais comentados da arte plástica brasileira atual) reapropria a linguagem da rua para a sua primeira exposição individual na galeria LOGO, que começa amanhã e segue até o dia 5 de outubro.
Muito conhecido por ser o vocalista de umas da bandas independentes mais interessantes do hardcore brasileiro, Garage Fuzz, o artista e skatista de Santos atiça os sentimentos daqueles que passam por sua exposição com colagens e intervenções em suas 10 obras expostas na galeria. Após furor na ArtRio e SP-Arte, seu vôo solo toma novas proporções, com o uso de madeira e experimentação de materiais.
A ideia por trás do nome Reprovado veio pelo fato de que todo o processo criativo do artista nunca estar terminado. “Meu processo criativo sempre fica em aberto. Faço colagens com papel e madeira e não é uma fórmula, não há solução”, explica Sesper.
Uma das grandes marcas da mostra é o uso da madeira por parte do artista. “Com o uso da madeira procuro uma produção mais agressiva, com a madeira quebrada e não cortada – muitas vezes quebrada na mão. Consigo um visual rústico e provocador, assim não preciso usar uma ‘arma’”, comenta.
Desde 2007 longe das intervenções urbanas per se, Alexandre Cruz (nome de bastismo de Sesper) trás elementos do cotidiano para as suas obras. “Eu não trouxe as técnicas da rua para meu trabalho, e sim o material, a rua mesmo. Placas de trânsito, de “proibido estacionar”, e materiais encontrados na rua fazem parte do meu trabalho”, diz o skatista. Abrindo a mão de mídias digitais e usando o material físico encontrado na rua (como pôsteres encontrados na frente de uma escola), o artista dialoga com a nova forma de criar arte – uma resistência ao mundo bombardeado por informações e crescentemente online.
A principal preocupação de Sesper atualmente é manter a evolução de seu trabalho.”Quero manter a evolução para daqui um ano apresentar um trabalho novo”, diz. Enquanto isso, resume a exposição a: “o que tava na cabeça saiu”.
“Reprovado”, por Sesper na galeria LOGO
Abertura: terça-feira, 13 de agosto, a partir das 17h
Período expositivo: de 14 de agosto a 05 de outubro
Rua Artur de Azevedo, 402, Jardim Paulista – São Paulo
Telefone: (11) 3062-2381
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado das 11h às 19h
Grátis/ Livre