Punk e Décor
Punk e Décor
Konstantin Grcic e Le Corbusier, apesar de não serem contemporâneos, se uniram em um apartamento na França
Por Leonardo Saldiva
Os dois grandes nomes dificilmente já se conheceram, e, até onde se é sabido, jamais trabalharam juntos. Entretanto, o Apartament Nº50, no famosíssimo prédio Cité Radieuse em Marselha, desenhado por Le Corbusier, recebeu decoração do aclamado designer industrial alemão. O prédio de 1952 foi recentemente renovado por Ora-Ïto após um incêndio.
O visual punk de Grcic é estampado nas paredes do apê coberto de páginas de fanzines ampliadas. Sid Vicious, Patti Smith e Mick Jagger estampam as paredes do projeto. “O motive punk são uma tentativa tortuosa de fazer um link entre dois mundos completamente alheios: a arquitetura de Le Corbusier e punk rock. Sem forçar a ideia de um terreno comum, eu achei que ambos contam com uma crueza e espirito intransigente, o que sempre achei bonito. Unir essas duas culturas nesse projeto foi inspirador e, no final, incrivelmente adequado”, explica Konstantin.
As peças, e não poderiam ser de outra forma, são, essencialmente, criações de Konstantin e compõem um décor industrial e mínimo.