Concreto na mesa
Designer Vido Nóri inova ao trazer um material pouco comum para a mesa
Ousadia e equilíbrio talvez sejam os conceitos que melhor definem as novas peças da novata Vido Nóri. Após muito estudo e tentativas, a ideia de criar pratos feitos de concreto parece ter dado certo e o resultado final consiste em obras geométricas que lembram origamis.
Para entender melhor a ideia por trás da coleção, conversamos com a simpaticíssima designer.
Como você teve a ideia de usar concreto como pratos?
Sei da importância de ter as peças certas para servir comida. Então, quando fechei meus olhos eu vi que o concreto faria os meus pratos ficarem mais bonitos.
Seu trabalho consiste majoritariamente em cadeiras, certo? Por que trabalhar com peças para a mesa? É um novo ramo que está começando a entrar?
Meu sonho, enquanto arquiteta, é de desenhar uma casa onde o interior inteiro está em harmonia com o prédio em si. Eu comecei com cadeiras e agora estou continuando na cozinha.
Desenhar cadeiras é o que mais faço, mas tenho outra paixão além do design: cozinhar.
Se eu tiro fotos de comida, onde ela está tem um papel importantíssimo. Então coletei ótimas louças por anos e agora tive coragem o bastante para fazer minha própria coleção de pratos.
Por que concreto? Como escolheu o material?
Concreto é uma tela tão boa e simples para tantas coisas, por que não comida? Eu estava pesquisando atrás da tecnologia perfeita, a qual poderia me proporcionar a ótima superfície do concreto junto aos benefícios da louça comum.
Finalmente descobri uma técnica com a qual os pratos ficam leves, foscos ou brilhantes, e podem ser lavados na maquina.
Qual é o conceito por trás da série?
A coleção toda foi inspirada nos meus pratos favoritos, cada receita com seu próprio prato e tigela. Cada peça evoluiu junto à comida.
As peças estão sendo comercializadas? Como podem ser compradas? Estão disponíveis em outros países?
A coleção está sendo à venda. Estamos recebendo pedidos no London Design Festival: Designjunkction F19 e na TENT T2. Depois das feiras receberemos pedidos por-email. Entregamos internacionalmente. A América do Sul é um lugar tão legal que jamais deixaríamos vocês de fora.