Projetos

California Dreamin’

 

Localizada ao sul de São Francisco, na Califórnia, a morada da família Hallberg ocupa uma construção erguida nos anos 1950 e totalmente reformulada para o mundo de hoje

Por André Rodrigues / Fotos Drew Kelly / Photofoyer

California Dreamin’

Consta que Steve Jobs (1955–2011), o legendário fundador da Apple, passou sua infância em um lar, doce lar assinado por Joseph Eichler. “O arquiteto da classe média” ficou famoso por suas construções modernistas, funcionais, feitas com madeira, concreto e mais nada – perfeitas para o orçamento daworkingclass americana. A influência é tal que hoje essas casas atendem pelo seu sobrenome: são conhecidas como “as Eichlers da Califórnia”.

California Dreamin’

O que ele e nem ninguém sabia é que, algumas décadas mais tarde, aquela região ao sul de São Francisco ficaria mundialmente conhecida como o marco zero do boominternético/tecnológico. O famoso Vale do Silício, que hoje abriga dotcoms que valem muitos bilhões de dólares. E casas, feitas para serem simples, que viraram objetos de desejo superfaturados.

California Dreamin’

No caso da família Hallberg, sua Eichler foi comprada em 1999, por US$ 950 mil. Ali, eles viveram sossegadamente por uma década até que um dia, ao ver um artigo sobre o café Facebook, criado pelo arquiteto Joseph Bellomo, decidiram renovar. “A gente tentou imaginar o que o próprio Eichler gostaria de ver/fazer se ainda estivesse vivo”, explica Alan Hallberg, um dos donos do pedaço. Foram atrás de Bellomo com um briefing-desafio: manter a casca, mas expandir o espaço interno e atualizar acabamentos de um jeito sustentável.

California Dreamin’

Três anos e US$ 500 mil (investidos na reforma) depois, a Eichler dos Hallberg ganhou um envelopamento externo feito a partir de uma fina camada de sequoia-vermelha, separada dos muros por alguns poucos centímetros, para um efeito luminoso aconhegante (à noite, claro) que remete a um lampião aceso. Lá dentro, quatro quartos, três banheiros, cozinha americana (com acabamentos em aço inoxidável), sala de leitura, escritório e quintal dividem os 230 metros quadrados mais que bem distribuídos.

California Dreamin’

Ao fundo, folhas de vidro do chão ao teto conduzem à piscina retangular-chic que veio para substituir o modelo anterior – “que tinha o formato horroroso de um rim!”, comenta Bernadette. “Morar aqui é quase como estar acampando na praia, à beira-mar”, completa Alan.

California Dreamin’

Por cima do muro, em uma outra Eichler ainda intocada, a vizinha do casal desabafa: “Já vi muita gente por aqui reformar suas Eichlers. Mas só depois dessa é que passei a achar que minha cozinha está meio fora de moda”.

Frase-destaque:

“Já vi muita gente por aqui reformar suas Eichlers. Mas só depois dessa é que passei a achar que minha cozinha está meio fora de moda”

California Dreamin’

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16