DEBRUÇADA SOBRE A NATUREZA
Morada na Turquia é abraçada pela natureza
POR FABIANO CAMERAN
O arquiteto ucraniano Igor Sirotov construiu uma casa de tirar o fôlego na região do mar negro, Turquia. Abusando de materiais como concreto e vidro, o refúgio, se integra ao ambiente de floresta local.
Com 350 metros quadrados a morada tem dois pavimentos – residência e garagem. Seu espaço é amplo, com uma sala espaçosa integrada a cozinha e três suítes.
Sirotov aproveitou a localização, em meio a um paraíso natural, com uma vista privilegiada, para abusar das paredes de vidro. Na frente da casa há um pano transparente extenso, que abre alas para a piscina, ao lado da côzi há uma passagem para a área externa, um espaço para descansar e apreciar o cenário, em meio a um jardim que remete a natureza calma das redondezas.
Mas o lugar mais inusitado onde o arquiteto empregou o vidro foi no piso da sala, dando visão para a garagem, conferindo aos moradores a sensação de levitar.
As paredes não receberam nenhum tipo de pintura, lá dentro foram criados efeitos de umidade, já na parte externa e garagem foram dados alguns toques de verde, para causar a sensação de que os muros estão cobertos de musgo.
Parte do teto foi revestida com um madeiramento rústico, a madeira também se apresenta nas mobílias do lar.