Rio Total
Tríplex assinado pela Intown Arquitetura tem seleção modernex de design com superview da Cidade Maravilhosa
Por Samira Almeida | Produção Daniela Arend | Fotos Denilson Machado / MCA Estúdio
Desvendar os horizontes de Ipanema e de Copacabana, passando pelo Arpoador, do topo de um tríplex com dois terraços que se projetam entre o céu e o mar é uma das delícias a que se entrega quem tem o privilégio de circular pelos espaços dessa morada carioca totalmente redesenhada pela Intown Arquitetura. O antigo apartamento ganhou fluidez e, principalmente, usabilidade com uma nova divisão de ambientes e até o reposicionamento das escadas.
A planta original concentrava a ala social e a de serviço no primeiro pavimento e dispunha os quartos nos andares acima. No novo projeto, estar, jantar, cozinha integrada por porta de correr e toda a área de serviço foram transportados para o segundo pavimento, ficando as suítes no primeiro andar – o que torna mais prática a chegada em casa depois de uma noitada, por exemplo. O terceiro piso tem ainda uma suíte extra, além de um terraço com bancada gourmet e até uma mesa imensa de tora de madeira. Outra novidade radical inserida pelos arquitetos nesse terraço foi a piscina de 20 metros quadrados que se funde no azul do horizonte junto a um guarda-corpo de vidro.
Numa das pontas, sobrepõe-se a ela a escada que conduz a um quarto piso – até então inutilizado. Ali, um vasto deque de madeira recebe ducha e espreguiçadeiras para tomar sol e admirar a paisagem. Fluidos, flutuantes e deliciosamente recheados com as belezas nacionais, os espaços têm madeiras tauari e freijó que se alternam no piso e na marcenaria desenhada pelos próprios arquitetos do estúdio e contracenam com medalhões de diferentes gerações da nossa mobília, como Sergio Rodrigues, Fernando Prado, Pedro Mendes e Jader Almeida, além de clássicos gringos como Verner Panton. Nas paredes e sobre as bancadas, obras de Eduardo Rezende, Paulo Vieira, Ascanio e Izolag imprimem pinceladas de emoção.
“Gostamos de um estilo moderno, funcional, com poucos móveis, cores neutras, materiais duráveis, muita iluminação natural e vento cruzado para trazer conforto para quem vive e para quem frequenta o espaço”, diz o arquiteto Alexandre Gedeon, que administra as áreas de arquitetura e de construção do escritório ao lado de Hugo Schwartz, que tem ainda os parceiros Samantha Mortner Flores e David Seale na área de investimento imobiliário. Uma galera cheia de gás – e de bom gosto – ases na arte do morar bem.