Nas ondas da Mantiqueira
Aninhada com simplicidade e leveza sobre a sinuosidade da montanha tropical, o designer-surfista Carlos Motta ergueu seu retiro campestre numa espetacular área de preservação da Mata Atlântica
Por Allex Colontonio e Flávio Nogueira | Fotos Acervo Pessoal
O nome de Carlos Motta é praticamente uma senha do design contemporâneo quando se fala em mobília sustentável, de pegada natural. Com shapeneorrústico e bastante original, o arquiteto caiu nas graças da casa brasileira e hoje é escalado por toda a sorte de profissionais em projetos de praia, campo ou mesmo da urbe – vide sua poltrona Astúrias, considerada um “novo clássico” do desenho brasileiro.
Diploma em mãos, Motta foi apurar o traço na segunda metade da década de setenta, ao buscar o sonho californiano em Santa Cruz, para estudar marcenaria, técnicas construtivas – e pegar algumas ondas, é claro. Dois anos depois, abriria seu ateliê na Vila Madalena, o mesmo galpão descolado e com cheiro de madeira fresca de onde exporta suas criações bem boladas para o Brasil e para o mundo.
Com 300 metros quadrados – incluindo varanda e deque –, sua casa de campo na Serra da Mantiqueira, aninhada entre as colinas de uma fazenda de 85 alqueires, repleta de curvas sensuais que lembram o landscape neozelandês, é uma ode ao seu estilo simples, casual e naturalista.
“A construção foi realizada pela turma local, que é excelente. Tenho uma forte parceria com eles e venho capacitandotodos em construção civil e marcenaria. Não existia nenhuma construção por lá antes”, conta referindo-se à edificação de madeira, pedra e vidro, finalizada dez anos atrás.
Enquanto vacas e cavalos pastam pelos campos verdinhos da propriedade, Motta, sua esposa Sybilla, os filhos e amigos do casal, levam a frugalidade às últimas consequências em finais de semana que alternam ócio e criação. “A casa é a nossa cara. Temos uma vida simples, aproveitamos toda a beleza e fartura que o local oferece. Gostamos de cozinhar e trabalhar em nossos ateliês. A Sibylla desenha e executa joias e eu faço esculturas e alguns móveis na marcenaria. Temos uma horta e um pomar com várias frutas, como laranjas, mexericas, pêssegos, caquis, abacates e amoras”, finaliza, deixando claro que sua praia e seu “Californiadreaming” também passam pelas montanhas.