Perto do Fogo
Perto do Fogo
Quentes, classudas e sensuais, as cerâmicas sempre causam comoção no décor. As assinadas pela diva nipo-brasileira Kimi Nii, vão ainda além ao atingir o status da arte
POR FLORA MONTEIRO / FOTOS ALEXANDRE PIRANI
COM STATUS DE ARTE Kimi Nii, em meio as suas esculturas e vasos de cerâmica.
Com mais de dez mil anos de existência, a cerâmica é o mais antigo – e também mais atemporal – material produzido pelo homem. A técnica de dominar com as mãos os quatro elementos fundamentais à vida – a terra, a água, o fogo e o ar – e os converter em objetos sólidos é de uma magia tão poética e de uma simplicidade tão complexa que deixa qualquer antagonismo o direito de coexistir. Levar essa arte à mesa na forma de utilitários, como pratos, jarras, bules, xícaras e potes, é ainda hoje – e provavelmente pra sempre será – símbolo de elegância e sofisticação.
Do alto de seus 1,53 de altura, Kimi Nii prova que tamanho, realmente, não é documento. Ela é uma das maiores e mais consagradas ceramistas que o Brasil já conheceu. Nascida no Japão, dois anos após a explosão da bomba de Hiroshima, Kimi veio para cá aos nove anos de idade e nunca mais voltou. Formou-se em Desenho Industrial e, durante um passeio pela feirinha de antiguidades da Praça da República, em São Paulo, descobriu sua grande paixão. “Vi um senhor vendendo cerâmicas e me encantei. Tive a minha primeira aula com ele. Foi um momento inesquecível e a maior realização da minha vida”, conta.
Hoje, depois de 30 anos de trabalho entre o torno e o forno, ela acredita ter conseguido desenvolver uma linguagem própria, impossível de descrever em palavras, mas evidente em cada uma de suas peças, dos vasos e esculturas – algumas delas mais altas que a própria artista – à rica e belíssima coleção de utilitários de cozinhas. “Tenho uma grande admiração pela estética japonesa: limpa, sintética e funcional. Emociono-me com a beleza das coisas simples”, diz.
Uma visita ao ateliê de Kimi, onde centenas de suas criações brotam das paredes e cantinhos, é de tirar o fôlego, até mesmo de quem nunca se julgou encantado por essa arte. Você terá vontade de vestir sua casa de cerâmica da cabeça aos pés!
Rua Afonso Vaz, 583, São Paulo, T 11 3726 4839, kiminii.com.br
A artista com a mão na massa, fazendo o molde de um pote no torno.
Utilitários de cozinha já finalizados.