Vou de táxi
Gisela Gueiros conhece NY de cabo a rabo. Criadora do Taxi Amarelo, o blog/guia mais cool sobre a cidade
Chelsea – Honey
Na Rua 19, esquina com a 11th Avenue, ficam três prédios interessantíssimos: Metal Shutter Houses, de Shigeru Ban, o prédio 100 Eleventh Avenue, de Jean Nouvel, e o IAC Building, de Frank Gehry. Eles estão bem pertinho do High Line Park. Nas ruas 18 e 20, também entre as avenidas 10 e 11, ficam as novas galerias da Hauser & Wirth e da David Zwirner respectivamente – criações da arquiteta "queridinha do momento" em NYC, Annabelle Selldorf, da Selldorf Architects.
Comer com os olhos
Se quiser jantar olhando para boa arquitetura, os restôs que sugiro são o Brasserie, da Diller Scofidio + Renfro. Reparem nas TVs que mostram fotos de cada pessoa que entra no restaurante, estilo "voyeur". Está localizado na 100 E 53rd Street; E o Morimoto, de comida japonesa, assinado por Tadao Ando, na 88 Tenth Avenue. Deslumbrantes! E para fechar a agenda cultural, vá de Guggenheim Museum (by Frank Lloyd Wright, na 1071 5th Avenue); na Morgan Library (reformada por Renzo Piano, na 225 Madison Avenue) e, é claro, ao MoMA (reformado por Yoshio Taniguchi, na 11 W 53rd Street).
Bowery – Universitários
Um dos meus edifícios favoritos na cidade é o da faculdade Cooper Union (30 Cooper Square), assinado por Thom Mayne (Morphosis Architects). Na mesma região ficam o New Museum (235 Bowery), projeto da SANAA e a galeria Sperone Westwater (257 Bowery), de Norman Foster (Foster + Partners).
Midtown – Menos é mais
Locação perfeita para os apaixonados por arquitetura moderna. O Seagram Building (375 Park Avenue), de Mies van der Rohe, fica quase em frente ao Lever House (390 Park Avenue), projeto da dupla Gordon Bunshaft e Natalie de Blois. Um mais incrível que o outro, em plena Park Avenue! (Ficam na altura da Rua 53, podem-se ver os dois prédios). E se for até lá, dê uma espiada no The Racquet & Tennis Club (370 Park Avenue), de 1918.
Foi um rio que passou em minha vida
Para quem ama arquitetura e vem a NY nos meses mais quentes, recomendo o passeio de iate. É uma delícia! Um professor vai contando –em inglês – a história da arquitetura enquanto os passageiros curtem a paisagem e podem até bebericar uma taça de vinho. zerve.com/SailNYC/ArchTour
taxiamarelo.com.br