Música Ambiente (para os olhos)
A 25ª Edição da Feira de Frankfurt confirma o poderio alemão e reforça talentos de origens diversas, como a brasileiríssima Carol Gay
Por Ricardo Gaioso, de Frankfurt
Nada trivial o título de terra de superlativos arqueado pela Alemanha, gigante do mercado quando o assunto é design de ponta. Brasão de honra ao mérito abastecido pelas esteiras da indústria que apresentaram, na última edição da feira Ambiente, em Frankfurt, as mais disputadas peças de bens de consumo do planeta, atrás em produção apenas da China. Na contramão dos grandes salões internacionais, valem aqui os bibelôs inventivos, acessórios mil a preços na casa dos dois dígitos, além dos tradicionais lançamentos mais soberbos das marcas com bala na agulha (haja vista o desfile de lounges pomposos). Na via paralela das transações corporativas, holofotes para jovens talentos surgindo cada vez mais atuantes pelas frestas de ateliês independentes – inclusive, convite especial para a designer brasileira Carol Gay, que apresentou série ovacionada por ali – e estúdios criativos que desmistificam o sistema com peças cheias de bossa e repertório, além de uma ilustrativa pesquisa de tendências garimpadas dos próprios expositores a cada temporada, encomendada ao premiado bureau de previsões alemão Bora.Herke, que você descobre em detalhes bem aqui.
TENDÊNCIAS
Stunning Temper
Inconformados com o movimento escandinavo, preparem-se: essa é para vocês. Estilo experimental que explora a paleta de cores cítricas que incluem tangerina, lima-limão, framboesa e tons de chá, aplicado sobre superfícies monocromáticas ou geométricas conferindo sensação surrealista. Crochês justapostos a plástico, quadriculados sobre laca e efeitos de tye-dye com transparências.
Subtle Spirit
Discreto e sutil, com estética refinada. Elementos que conjugam um interior confortável e intimista. Artesanato em nível de luxo com detalhes em dourado, tons de azul Klein e berinjela. No plano de fundo, nuances em pastel, linhas orgânicas e a combinação das influências orientais vistas na madeira clara e nos acessórios de cozinha em porcelana.
Serene Nature
Materiais naturais simplistas como cortiça, pedra, areia e couro reinterpretados através de alternativas experimentais, altamente cultivadas e longe do rústico: tingidos, recortados e submetidos a processos químicos. Acabamentos tecnológicos, com toque seco, pontuados por uma estrutura de grãos formando padronagens.
Striking Mind
Com bandeirada de cores fortes e linhas certeiras, reinam aqui contrastes poderosos de tabaco, ardósia e cromo, delineados por contornos em materiais como metal, vidro, madeira ou plástico, permitindo uma percepção tridimensional das peças. O jogo entre luz e sombra dá o tom clássico da coleção, bem explorada em joias, vidros e tecidos