Filtre por:

Notícias

Estética colorida

Sede de banco japonês tira partido da cor


A cor foi o principal partido para a criação da sede do Sugamo Shinkin Bank, na cidade de Shimura, no Japão. “A criação dos espaços através da cor é uma constante em meu trabalho”, afirma a arquiteta francesa, radicada no Japão, Emmanuelle Moureaux, autora desse projeto.  Como contraponto ao branco, cinza e preto – que são predominantes na arquitetura japonesa contemporânea –, a arquiteta procurou de distinguir de seus pares japoneses ao tingir de colorido vibrante as fachadas do edifício corporativo no centro da cidade.  “Quando cheguei em Tóquio, em 1996, fiquei imediatamente fascinada pelas cores da cidade, assim como a superposição de diferentes volumes que dão profundidade à cidade, assim como está presente na culinária e nas camadas de roupa. A sobreposição de camadas é uma característica típica da cultura japonesa”,  explica a arquiteta que há 15 anos mantém seu escritório na capital japonesa.

Sua arquitetura é conhecida pelo uso de tons ácidos e efeitos de sobreposição. Para a sede do banco Sugamo Shinkin, a arquiteta afirma que o entorno é muito barulhento  e sem grandes atrativos, por isso criou um edifício composto por doze camadas coloridas que o preservam do burburinho do bairro. A fachada é composta por painéis de alumínio com espessuras idênticas e com o lado superior na cor branca, que permite o reflexo dos tons diferentes e, ao mesmo tempo, cria um efeito degradê. Outro diferencial que chama a atenção é que durante a noite, cada painel pode ser iluminado de forma independente. Ao todo foram usados 22 tons de cores no projeto. “ O slogan desse banco é a hospitalidade, mais especificamente ‘temos o prazer de servir clientes felizes e satisfeitos’, e o presidente da instituição bancária concebe o banco com um espaço de serviço e suas agências como locais de parada para que o cliente possa descansar do frenesi da cidade”, revela Moureaux.

Dividido em três pavimentos, o edifício comporta uma agência bancaria no piso térreo, com caixas automáticos e um lounge com poltronas coloridas, enquanto os demais andares são ocupados por escritórios e salas de reuniões. O ponto de ligação entre os pavimentos é a clarabóia de vidro transparente e movimento de forma elíptica, para contrastar com o aspecto linear e laminado no exterior.

Ficha técnica

Localização: Shimura, Japão
Uso: Sede de banco (espaço corporativo)
Estrutura: Estrutura de aço
Área: 762,53 m2
Período do projeto: De Janeiro de 2010 a Junho de 2010
Período de construção: De Julho de 2010 a Fevereiro de 2011
Abertura do edifício: 18 de março de 2011

Sugamo Shinkin Bank