Metro Arquitetos cria projeto para Nestlé






Foi inaugurada em Caçapava (SP), uma mega estrutura de visitação pública da fábrica de chocolates Nestlé, planejada pelo escritório Metro Arquitetos Associados. O projeto é composto por duas torres e uma passarela elevada distribuídos em uma área de 1850m². Ousada, a estrutura, feita em vidro e aço, chama atenção de quem trafega pela rodovia que liga São Paulo ao Rio, a Presidente Dutra, pela sua geometria estrutural.
Parte do projeto de comunicação Chocolovers, que leva crianças e adultos para fazerem um tour pela fábrica, o projeto levou quase 3 anos para ser concluído e resolveu funcionalmente os fluxos conflitantes entre produção e visitação. Agora, os visitantes não serão conduzidos pelo chão, mas sim, pela passarela elevada que percorre todo o interior da fábrica.
Com acesso facilitado a estrutura proporciona um roteiro interessante aos visitantes que como em um museu, acompanharão todo processo de fabricação dos Chocolates Nestlé que será apresentado de forma interativa e envolvente com informações do processo produtivo desde a matéria prima até a embalagem sem atrapalhar a produção. “A intenção foi que a passarela fosse facilmente percebida por quem trafega. A geometria e os materiais foram pensados para provocar uma experiência sensorial e perceptiva, contribuindo para uma melhor apreensão das informações sobre a história e produção do chocolate, tal qual em um museu”, afirma o arquiteto Martin Corullon.
Sobre o Metro
Fundado em 2000, em São Paulo, o Metro é um escritório de arquitetura com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. Com uma prática que alia rigor técnico, detalhamento e pesquisa, o escritório busca soluções contemporâneas sem abandonar a tradição arquitetônica moderna, fruto da intensa colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É constante a participação em projetos artísticos e culturais. Fazem parte do portfólio do Metro clientes como Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e a Galeria Leme, entre outros.
Ficha Técnica
Realização: Nestlé Brasil
Concepção e Coordenação: JWT
Direção de criação: Mario D’Andrea, Roberto Fernandez e Andrea Siqueira
Criação: Christian Faria, Marlon Zannatti, Andrea Siqueira, Carlos Nunes, Ricardo Kawano e Vinicius Montana.
Arquitetura e Museografia: Metro Arquitetos Associados
Estrutura: Companhia de Projetos
Fundações: Renato Perezin
Obra Civil: Enplatec
Estrutura Metálica: Bandeirantes
Conteúdo: Pletora
Projeto Gráfico: BVY Arquitetos
Produtora de Vídeos: Film Planet
Trilha Sonora e Áudio: Estúdio Zut
Coordenação Executiva: Giro
Cenotecnia: Liz Eventos
Instalações Audiovisuais: Emotique
Iluminação: Lux Projetado