Lançamento do livro - Design, Cultura e Sociedade
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Vanguardista em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda, o alemão Georg Hans Max Bonsiepe, ou simplesmente Gui Bonsiepe, lança o livro Design, Cultura e Sociedade (Editora Blucher), no dia 16 de agosto no Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Estado da Cultura.
Em 270 páginas, Bonsiepe apresenta uma inquietante análise sobre a evolução do design ao longo do século XX, registrando os principais sucessos e descaminhos dessa área profissional. Dividida em 12 capítulos e com apresentação de Itiro Iida, a obra relata o desenvolvimento do design, delineado pelas várias políticas econômicas e sociais, sem deixar de mostrar a vacilante trajetória diante do despreparo, acomodação e oportunismo dos seus principais protagonistas. Segundo o autor, o design perdeu a sua substância no momento em que passou a cuidar das superficialidades, colocando-se a serviço da beleza cosmética e de lucros fáceis do mercado.
Gui Bonsiepe ousa ao sugerir a criação de uma ciência do design. Para isso, é necessário tratá-lo como qualquer outra disciplina consolidada da ciência e investir em pesquisa para gerar conhecimentos e formar um sólido arcabouço. Essa nova proposta permitiria criar as bases teóricas e, a partir daí, melhorar a prática projetual. Com isso, o design estaria mais preparado e pronto para oferecer soluções efetivas aos grandes problemas que afligem os povos da América Latina desde a época colonial.
Serviço: Lançamento Livro Design, Cultura e Sociedade
Data: 16 de agosto
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Acesso a portadores de deficiência física.