Filtre por:

Notícias

Metro na Bienal de arquitetura de Buenos Aires

O METRO Arquitetos Associados estará na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, que acontece de 08/10 a 30/10 no Centro Cultural Recoleta, na capital argentina. O arquiteto Martin Corullon, um dos sócios do escritório, participará do painel “Jovem Arquitetura Brasileira” (14/10) com Alvaro Puntoni (Grupo SP), Pedro Mendes da Rocha (Arte3), Vinicius Andrade e Marcelo Morettin (Andrade Morettin).

A arquitetura brasileira também terá espaço em uma palestra do curador Fábio Magalhães, atualmente diretor do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e membro do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo. Estão confirmados nomes dos cinco continentes durante o evento. Todas as conferências acontecerão entre os dias 11 e 14/10.

A Bienal de Buenos Aires, junto com as bienais de Veneza e São Paulo, é considerada como um dos mais importantes eventos de arquitetura do mundo por sua continuidade no tempo e quantidade de público. Desde 1985, é um dos mais importantes fóruns de comunicação para facilitar encontros e intercâmbios entre profissionais de todo o mundo.

Recentemente o METRO Arquitetos participou de eventos dedicados ao Brasil pela Universidade Diego Portales, de Santiago (Chile), e da série de debates e exposição New Practices SP, promovida pelo IAB-SP e pela sucursal nova-iorquina do American Institute of Architects (AIA), que também sediou o evento.

Entre as principais obras do escritório paulistano estão o Cais das Artes, complexo cultural em Vitória (ES) - em conjunto com Paulo Mendes da Rocha –, o Novo Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), e o espaço de visitação da fábrica da Nestlé, em Caçapava (SP), entre outros.

 

SOBRE O METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS

Fundado em 2000, em São Paulo, o Metro é um escritório de arquitetura com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. Com uma prática que alia rigor técnico, detalhamento e pesquisa, o escritório busca soluções contemporâneas sem abandonar a tradição arquitetônica moderna, fruto da intensa colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É constante a participação em projetos artísticos e culturais. Fazem parte do portfólio do Metro clientes como Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme, entre outros.

Finalista do “III Prêmio Arquitetura & Construção - O Melhor da Arquitetura 2010”, o Metro Arquitetos também aparece em lista com os 25 arquitetos ou escritórios de arquitetura que devem fazer diferença nos próximos 25 anos - ou seja, até 2035, da revista “AU - Arquitetura e Urbanismo”.

SOBRE OS SÓCIOS

Martin Corullon

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo, em 2000, ano em que fundou a METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS. Desde 1994 tem colaborado freqüentemente com Paulo Mendes da Rocha. Integrou o grupo curatorial do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2006. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres. Atualmente cursa o programa de Mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo.

Anna Ferrari

Arquiteta e Urbanista pela FAU Mackenzie, em 2000. Colabora com o escritório desde a fundação e é sócia desde 2005. Trabalhou no escritório TotalEco Design, com a Arquiteta Leiko Hama Motomura, 1998. Colabora com a artista plástica Laura Vinci desde 2002 em projetos de obras de arte e instalações com grandes dimensões e com o artista plástico Leon Ferrari desde 2006. Atualmente integra a equipe de Herzog & de Meuron, em Basel.

Gustavo Cedroni

Arquiteto e Urbanista pela FAAP, em 2000. Trabalhou com Pedro Paulo de Melo Saraiva em 1999, e com Eduardo Colonelli, em 2000. Colabora com o escritório desde 2002 e é sócio desde 2005.