Filtre por:

Notícias

Designers brasileiros são premiados nas quatro categorias da modalidade indústria do Salão Desig

 

 

O Salão Design 2016, maior prêmio de design de produtos da América Latina, fechou esta edição com 15 premiações em dinheiro nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria; um prêmio Madeiras Alternativas; dois troféus Professor Orientador e oito menções honrosas, totalizando 26 agraciados.

Na modalidade Indústria, os vencedores foram a Poltrona Solo, a Cadeira Daki, a Faca Chef 8 e o pendente Echilibra. Criação de Bruno Faucz, do Studio Bruno Faucz (http://brunofaucz.com/), para a Piu Mobile (http://www.piumobile.com.br/), a Poltrona Solo foi premiada na categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar, assim como a Cadeira Daki. Com design Paula Sertório e Victor Paixão, do estúdio Pax.Arq (http://www.pax.arq.br/), a peça foi desenvolvida para a Zero Máquina (http://www.zeromaquina.com.br/). Na categoria Acessórios Domésticos, quem levou o prêmio foi o designer Daniel Bahia Gontijo, que criou a Faca Chef 8 para a Organic Knives (http://www.organicknives.com/). O pendente Echilibra, de Eduardo Sola para a La Lampe (https://lalampe.com.br/), foi o produto vencedor na categoria Iluminação.

 

Nesta edição, a comissão julgadora foi composta pelos profissionais Angela Carvalho, Glaucia Binda, Gustavo Bertolini, Ivens Fontoura e Paulo Biacchi. Quesitos como originalidade, fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado, forma e função, ergonomia, acabamento, segurança e sustentabilidade foram levados em conta pelos jurados. Com patrocínio de Berneck, o Salão Design é promovido desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, como forma de agregar criatividade e inovação tecnológica ao setor moveleiro por meio do design. Ao todo, foram mais de 12,8 mil projetos inscritos desde a primeira edição. Além da Movelsul Brasil, que aconteceu em março, em Bento Gonçalves, os premiados participarão da primeira edição da feira High Design – Home & Office Expo, de 09 a 11 de agosto, em São Paulo.

 

Saiba mais sobre os produtos premiados

Echilibra

O pendente linear Echilibra, lançado em 2015, é suspenso por um lado só. A luminária de visual simples é resultado da utilização de um contrapeso de aço maciço em uma das extremidades e um delicado tubo de alumínio no lado oposto, ambos usinados. Ideal para a aplicação em ambientes de escritório e sobre mesas de trabalho, seu facho é direcionável, proporcionando um maior controle de ofuscamento. Como fonte luminosa é utilizada uma fita LED de 13W de potência, que emite 800lm de temperatura de cor 3.500k. Por ter múltiplos pontos de luz, suaviza as sombras causadas pelo usuário, melhorando o conforto visual em tarefas de concentração, como no momento da escrita ou na elaboração de desenhos técnicos. Além do desenho limpo, a peça tem como diferencial a versatilidade. Seu tubo com o LED aplicado pode ser rotacionado em 355°, possibilitando a aplicação da luminária em outras situações, como luz geral indireta ou iluminação direcionada para quadros. Foi ainda utilizado um cabo elétrico revestido em tecido vermelho para conectar a fita à fonte alojada no forro ou, em casos de aplicação em alvenaria, utiliza-se uma canopla que acompanha o produto.

Poltrona Solo

Criada em 2015, a Poltrona Solo iniciou pelos traços dos braços, muito finos, acabados em couro com costuras aparentes e destacadas. Com a busca por agregar mais função ao produto, uma caixa para depositar objetos usados próximos aos estofados, foi acoplada embaixo de um dos braços. Neste visual alternativo e despojado, as almofadas podem ser distribuídas de forma aleatória, organizadas ou bagunçadas. O tecido cria a ponte entre o metal dos pés, um material mais industrial e frio ao couro, que é natural e quente, equilibrando os elementos e criando um visual agradável. O produto é feito com uma mescla de espumas, mantas siliconadas e persintas, o que oferece ainda mais conforto.

 

Faca Chef 8

O contraste entre o rústico e o moderno revelam a produção artesanal e o desenho contemporâneo da Faca Chef 8, direcionada a chefs de cozinha e entusiastas da culinária. A peça recebeu intervenções de design em diversos âmbitos como, estética, ergonomia, materiais e redução de impacto ambiental. Feita em aço de alto carbono, recebe detalhes em madeiras oriundas de podas, móveis ou demolição, retalhos de couro aproveitados de selarias e confecções, e resina orgânica atóxica a base de mamona. Sua lâmina de 8 polegadas ainda permite diversas técnicas de corte e preparo de legumes a carnes.

 

Cadeira Daki

Descaracterizar a forma clássica de uma cadeira. Essa é ideia da Cadeira Daki, dos designers Paula Sertório e Victor Paixão, que possibilita ao usuário sentar em duas posições. Feita de cedro rosa, a peça foi cortada e usinada em 3D.