News

STARMAN

 

Atelier Marko Brajovic conduz cenografia que mergulha no universo etéreo de Bowie

POR ALLEX COLONTONIO

STARMAN

Ontem saí da abertura da expo do David Bowie no MIS cantarolando Space Oditty (na verdade, tô com ela na cabeça até agora). Impressionante a cenografia do genial Atelier Marko Brajovic, que faz a gente embarcar no universo estético do artista mais subversivo – e camaleônico – de seu tempo, guiados pelos raios coloridos impressos em neon que iconizam uma era de rupturas e subversões estilísticas que influenciaram para sempre a cultura pop, a indústria fashion e as madeixas de algumas gerações. “O projeto de cenografia foi criado a partir da ideia de geometrizar David Bowie, desenhando-o com linhas etéreas e convidando o visitante a imergir em uma realidade abstrata, imaterial. A ideia de desconstruir a percepção do existente real tranferindo-o para um ambiente onírico foi materializada de forma sutil e elegante, em um trabalho de luz, por que não, visionário, tal como Bowie nos inspira”, explicam Marko e sua trupe.

Imagine você que os caras da montagem levaram a coisa tão a sério, mas tão a sério, que uma das arquitetas do estúdio Brajovic acabou tatuando um raio tipo Ziggy-Stardust no pulso.

E é a entrega dessa galera que embala os 47 figurinos originais, trechos de filmes e shows ao vivo, videoclipes, fotografias, manuscritos, partituras, set lists, instrumentos musicais, desenhos e afins que compõem a mostra. Um design bem traçado que faz a gente viajar com gosto pelo tempo – não tenho certeza se pelo passado ou pelo futuro, considerando o input vanguardista do Bowie que, definitivamente, não pertence a nenhuma época ou lugar.

De quebra, a edição de fevereiro de KAZA aterrissa hoje nas bancas com uma capa que tem tudo a ver com tudo: Marina Person brincando de David Bowie com um velho vinil no seu apê über-descolex – que ela abriu com exclusividade só para nós e mais ninguém, é claro. Afinal, timing é tudo (e mais um pouco) nessa vida. Corre lá (nas bancas e na expo). MIS, Av. Europa, 158, SP, T 11 2117-4777,www.mis-sp.org.br/


Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16