Projetos

A cereja do cup cake

Com skyline de Manhattan, a brasileiríssima Ana Maria Vieira Santos assina décor sóbrio para um jovem executivo

Por Cynthia Garcia | Fotos Gabriel Arantes

A cereja do cup cake

Quando Nova York se firma no pós-guerra como a metrópole mais importante do planeta, o Upper East Side se estabelece como o borough (bairro) eleito dos poderosos. À maneira direta dos nossos brothers do norte, quando alguém diz que mora no Upper East Side está implícito “I’m rich”. Sou rico. Afinal, a Big Apple é o quarto metro quadrado mais caro do planeta (perdendo apenas para Mônaco, a número um no ranking, seguida por Londres e pelo paraíso fiscal de Bermudas). O Upper East Side é a cereja desse cup cake imobiliário, local onde a arquiteta e decoradora Ana Maria Vieira Santos imprimiu sua grife na reforma e no sofisticado projeto de interiores desse apartamento.

A cereja do cup cake

Localizado no 35º andar de um prédio no aristocrático bairro, o apartamento desse solteiro paulista do mercado de capitais que mora em Nova York distribui-se em 180 metros quadrados com um hall que dá acesso ao living, situado entre a suíte de hóspedes e a ampla máster suíte com dois closets. “Ele me pediu um apartamento com cara de homem, cores neutras e ótimo astral”, conta Ana Maria sobre o projeto que emoldura uma vista de 180° do skyline de Nova York. “O hall é todo revestido com um papel de parede grafite da Ralph Lauren, como se fosse um píton (couro de cobra). Há também uma escultura chinesa antiga esculpida em pedra de um corpo de mulher, da dinastia Ming, comprada em um antiquário local, e ainda há uma peça curiosa dos anos 1950 com asas em metal dourado, que comprei em um antiquário em Buenos Aires”, explica essa profissional de bom gosto sobre alguns de seus garimpos. 

A cereja do cup cake

Nesse quadrilátero do lado leste da ilha de Manhattan, que abrange a fatia entre as ruas 59 a 96, moram figuras incensadas como os diretores de cinema Woody Allen e Martin Scorcese, o ex-prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e a filha do ex-presidente dos EUA, JFK, Caroline Kennedy, que vive perto de onde morou sua mãe até 1994, ano em que Jacqueline Kennedy Onassis faleceu. Após o assassinato de JFK, Jackie se mudou para Nova York e adquiriu um apartamento no 15º andar do número 1040 da 5ª Avenida, entre as ruas 85 e 86, com vista para o Central Park e o Metropolitan Museum, vendido a última vez, em 2006, por US$ 32 milhões, em transação comentadíssima. Três anos depois, outra compra-e-venda deu o que falar e teve como pivô Madonna. A diva desembolsou a mesma quantia por uma townhouse no número 152 da Rua 81, que valia US$ 40 milhões. Detalhe: tudo isso 24 horas após ter levado bola preta dos condôminos do San Remo, marco residencial a oeste do parque, no Upper West Side, onde pretendia fincar seu QG nova-iorquino. Como viver bem é a melhor vingança, Madonna acabou arrebatando uma casa mais cara no Upper East Side e ainda fez bom negócio, confirmando sua fama de material girl.

A cereja do cup cake

A cereja do cup cake

A cereja do cup cake

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16