Mas se, sou um inocente na cozinha, não posso negar que há um certo fascínio na sua linguagem esotérica. Às vezes leio receitas como leio certos poetas, entendendo a metade, mas cativo dos seus ritmos e ressonâncias. Todas têm aquela autoridade das poções mágicas, velhas e precisas encantações passadas de feiticeira a feiticeira desde as primeiras cavernas. É a sabedoria milenar do caldeirão. Exatamente tantas cabeças de sapo e tantas bossas de anão, deixe no fogo até borbulhar, ponha de lado e prepare o sangue de virgem sarracena. Claro que hoje a cozinha tem recursos com os quais as feiticeiras nem sonhavam: batedeiras que só faltam brigar com as crianças, fornos verticais que caminham até você e batem no seu ombro quando o assado está pronto.
Mas as receitas preservam seu ar cabalístico. As medidas devem ser estas e só estas, senão tudo desanda e o demônio rouba a alma do suflê. O fogo deve ser alto e não brando. Ou então brando, mas não Marlon. E os temperos?
Os nomes dos temperos são tão fascinantes que nos inspiram até a imaginar alguns novos.
Duas pitadas de alfarrábio.
Tinhorão picadinho.
Um feixe de sandice, mas sem exagero.
R
amal, zico, samovar, sementes de oligrofenia e algumas folhas de alvará do campo.
C
orrupção à vontade!
N
a Guiné, o tubarão branco aux fines herbes é uma especialidade. Pegue-se um tubarão dos grandes. O tubarão deve ser jogado vivo dentro de um grande caldeirão cheio de água salgada, sobre o fogo. Em seguida, acrescentem-se dois porcos selvagens, quatro galinhas, um missionário protestante e um cunhado do chefe que caiu em desgraça. Mexa-se lentamente até ferver a água ou até o tubarão comer a colher, o que vier primeiro.
Deixe-se o tubarão de lado. Aproveite-se a água quente para dar banho nas crianças. Tempere-se o tubarão com mirtes, paranhos, ogivas do mato,
usucapião e brás de pina.
S
irva-se em fatias dentro de folhas de parreira com uma porção de fritas ou arroz. Guarda-se o espinhaço para bater no chef.
HORA 11:30 BRUNCH
“CONVIDAR ALGUÉM PARA A MESA SIGNIFICA ENCARREGAR-SE DA SUA FELICIDADE ENQUANTO ELA PERMANECER SOB O NOSSO TETO.”
(Jean Anthelme Brillat-Savarin, 1755-1826, advogado, político e epicurista francês)
Preparar um brunch é um modo divertido e informal de colocar à prova a sua criatividade na cozinha. Seja com doces ou salgados, pratos frios ou recém-saídos do forno, um brunch é sempre um ótimo momento para conversar alegremente enquanto prepara as torradas, bate os ovos ou espera pelos muffins que estão dourando no forno. Para esses momentos a KitchenAid tem uma linha completa de eletroportáteis que permitem obter facilmente resultados profissionais: como a Máquina de Café Expresso com duas caldeiras independentes – uma para café e outra para vapor –, ideais para preparar um delicioso cappuccino; o Moedor de Café com 15 níveis de moedura para satisfazer a cada gosto: do expresso ao café americano. O Liquidificador com motor potente e extremamente preciso na regulagem das 5 velocidades para diversos tipos de preparação e ingredientes. E a Batedeira Stand Mixer, com movimento planetário e mil acessórios para preparar pães, tortas, doces, enfim... com KitchenAid você pode preparar qualquer receita para deixar o seu brunch ainda mais agradável.