Kaza Talentos Nordeste
112 arte
Minucioso
Assim pode ser defi nido o trabalho deste artista nascido em 1940, na cidade de Capela, SE. Ainda menino,
seus primeiros traços foram feitos com carvão, nas calçadas das ruas de sua cidade. Depois passou a pintar nas
paredes disponíveis com restos de tintas de uma fábrica de malas de madeira. Foi só em 1965 que realizou sua
primeira exposição individual, na capital sergipana. De lá para cá, Ismael Pereira já apresentou seu trabalho em
várias cidades brasileiras e também no exterior, como México e Portugal. Desde 2005 trabalha e vive em Aracaju,
SE. Sua mais recente exposição foi na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, a quarta mostra que realiza sob
a curadoria do historiador e crítico de arte Romeu de Mello Loureiro. Foi classifi cado pelos críticos como Neoregionalismo
Nordestino, em trabalhos que exibiam fi guras típicas locais, de feições melancólicas. Dinâmico, porém,
o artista se renova e passa para a série Guerreiros, em que trabalha, em instigantes composições geométricas,
os chapéus coloridos desse folguedo popular. Passou para a série Cajus, em que essa fruta típica da região
ganha releituras inusitadas. Foi quando descobriu as mandalas e passou a desenvolver um trabalho ricamente
minucioso, comparável aos desenvolvidos por rendeiras e bordadeiras da região. E continua a trabalhar em seu
cavalete, desenvolvendo outras séries, sempre ligadas às suas raízes regionais. Ao mesmo tempo, começa a
elaborar pinturas personalíssimas sobre peças de cerâmica, transformando-as em peças únicas. No catálogo de
sua exposição – Do Regional ao Universal –, o artista esclarece sua relação com esse novo trabalho: “A cerâmica
me deu – junto com um enorme respeito pelo barro – o prazer da multidimensionalidade: a satisfação de mover as
imagens dos tipos populares e de personagens dos folguedos tradicionais que vinham povoando as minhas telas
e de poder pintá-los por todos os lados e ângulos”.
1
2
3
4 5
113 Fotos: Claudemir Mota
1. Como se fosse uma renda, a pintura
de Ismael Pereira percorre todos os
ângulos da cerâmica para transformá-la
em peça única 2. Da série Guerreiros,
a obra Guerreiro, que retrata a figura
do típico auto natalino 3. Pinceladas
precisas, minuciosas, coloridas, que
lembram uma colagem ou remetem ao
pontilhismo 4. Santo Antonio de Lisboa,
presença da religiosidade nos trabalhos
do artista 5. Que também elaborou o
Anjo, com detalhes que remetem às
mandalas 6 e 7. Mandalas que lembram
delicadas rendas de bilro 8. A cultura e
a arte da região nordeste, o povo, suas
tradições, tudo isso exerce enorme
influência no trabalho de Ismael Pereira,
um artista universal. E meticuloso
Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, R.
Cônego Machado, Farol, Maceió, AL, (82) 3215 5094
Ismael Pereira, Aracaju, SE, (79) 3217-4067;
arteismaelpereira@hotmail.com
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Kaza Talentos Nordeste
112 arte
Minucioso
Assim pode ser defi nido o trabalho deste artista nascido em 1940, na cidade de Capela, SE. Ainda menino,
seus primeiros traços foram feitos com carvão, nas calçadas das ruas de sua cidade. Depois passou a pintar nas
paredes disponíveis com restos de tintas de uma fábrica de malas de madeira. Foi só em 1965 que realizou sua
primeira exposição individual, na capital sergipana. De lá para cá, Ismael Pereira já apresentou seu trabalho em
várias cidades brasileiras e também no exterior, como México e Portugal. Desde 2005 trabalha e vive em Aracaju,
SE. Sua mais recente exposição foi na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, a quarta mostra que realiza sob
a curadoria do historiador e crítico de arte Romeu de Mello Loureiro. Foi classifi cado pelos críticos como Neoregionalismo
Nordestino, em trabalhos que exibiam fi guras típicas locais, de feições melancólicas. Dinâmico, porém,
o artista se renova e passa para a série Guerreiros, em que trabalha, em instigantes composições geométricas,
os chapéus coloridos desse folguedo popular. Passou para a série Cajus, em que essa fruta típica da região
ganha releituras inusitadas. Foi quando descobriu as mandalas e passou a desenvolver um trabalho ricamente
minucioso, comparável aos desenvolvidos por rendeiras e bordadeiras da região. E continua a trabalhar em seu
cavalete, desenvolvendo outras séries, sempre ligadas às suas raízes regionais. Ao mesmo tempo, começa a
elaborar pinturas personalíssimas sobre peças de cerâmica, transformando-as em peças únicas. No catálogo de
sua exposição – Do Regional ao Universal –, o artista esclarece sua relação com esse novo trabalho: “A cerâmica
me deu – junto com um enorme respeito pelo barro – o prazer da multidimensionalidade: a satisfação de mover as
imagens dos tipos populares e de personagens dos folguedos tradicionais que vinham povoando as minhas telas
e de poder pintá-los por todos os lados e ângulos”.
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113 Fotos: Claudemir Mota
1. Como se fosse uma renda, a pintura
de Ismael Pereira percorre todos os
ângulos da cerâmica para transformá-la
em peça única 2. Da série Guerreiros,
a obra Guerreiro, que retrata a figura
do típico auto natalino 3. Pinceladas
precisas, minuciosas, coloridas, que
lembram uma colagem ou remetem ao
pontilhismo 4. Santo Antonio de Lisboa,
presença da religiosidade nos trabalhos
do artista 5. Que também elaborou o
Anjo, com detalhes que remetem às
mandalas 6 e 7. Mandalas que lembram
delicadas rendas de bilro 8. A cultura e
a arte da região nordeste, o povo, suas
tradições, tudo isso exerce enorme
influência no trabalho de Ismael Pereira,
um artista universal. E meticuloso
Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, R.
Cônego Machado, Farol, Maceió, AL, (82) 3215 5094
Ismael Pereira, Aracaju, SE, (79) 3217-4067;
arteismaelpereira@hotmail.com
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